This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Vigilância Participativa da Saúde. Conheça o Epitrack

Durante a primeira edição do Health 2.0 Recife, em Outubro de 2013, tivemos participações interessantes de algumas Startups de Saúde, e entre elas esteve presente também a Epitrack, cuja proposta era desenvolver aplicativos Mobile e Web que pudessem monitorar eventos de Saúde de modo colaborativo e em larga escala, o que também é conhecido na área Epidemiológica por Vigilância Participativa em Saúde (Participatory Health Surveillance).

Desde então, seus fundadores, Onicio Leal Neto (CEO) e Elainne Gomes (CFO), guiados pelo mentor e cientista-chefe do Instituto Senai de Inovação, Jones Albuquerque, puderam organizar melhor um plano de ação que finalmente resultou com a criação do aplicativo Saúde na Copa. Essa é uma iniciativa e experiência pioneira no Brasil, cujo objetivo o próprio nome já indica, será analisar dados de saúde relacionados a doenças infectocontagiosas durante um evento de massa relacionado à prática de esporte, como nesta Copa do Mundo, por exemplo.

Reservadas as devidas proporções, outra iniciativa pioneira e que criou as bases da Epidemiologia moderna, além de modificar para sempre a importância da análise e visualização de Dados de Saúde, aconteceu a cerca de 160 anos, quando John Snow mapeou dados da epidemia de Cólera em um bairro (Soho) da vitoriana Londres de 1854. Nessa ocasião, graças à análise deste lendário mapa foi possível tomar as devidas providências após confirmar as suspeitas de que a água, contaminada por um suposto microorganismo (Vibrio cholerae), era a principal via de transmissão da doença e não a respiração dos enfermos, como os mais conservadores imaginavam até então. Quem quiser saber mais sobre essa história vale a pena assistir o curta Snow – Epidemiology Begins.

E agora, provavelmente como havia previsto Robert Horn, chegamos no Tempo em que empresas inovadoras como a Epitrack podem otimizar serviços, produtos ou processos de maneira rápida e simples, sempre usando a mínima quantidade de recursos disponíveis e extraindo o máximo de informações relevantes. Também como havia comentado em outro post (Borboletas & Modelos para o Futuro), devido ao desenvolvimento de tecnologias como essas, a demanda por profissionais aptos para apresentar informações corretas e com menor risco durante a Tomada de Decisão, só deve aumentar nos próximos anos. Principalmente nas áreas de Consultoria, Educação, Hospitalar e P&D de produtos Farmacêuticos.

Segundo Onicio, o desenvolvimento do Saúde na Copa levou cerca de 14 semanas, superando inclusive as expectativas do investidor Internacional que apostou na ideia. O segredo, segundo ele, além da natureza multidisciplinar da equipe foi o elevado grau de comprometimento estabelecido entre seus 9 integrantes: Dennis Calazans, Gustavo Almeida, Lucas Daniel, Geraldo Morais, Cesar Martins, Rodrigo Carneiro, Thulio Philipe, Juliana Perazzo e Renata Costa.

O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúdeem parceria com Organizações Não Governamentais como a Skoll Global Threats Fund e Training in Public Health Intervention Netwok.

Dessa forma, podemos observar mais um excelente exemplo de Tríplice Hélice acontecendo no Estado de Pernambuco, já que a iniciativa empreendedora da Epitrack também conta com frutos de duas dissertações de Mestrado dos seus próprios fundadores, uma pelo Cesar.Edu e outra pela Fiocruz de Pernambuco.

O Saúde na Copa é um App gratuito e pode ser acessado por Smartphones, Tablets ou Desktop. Atualmente está disponível no Google Play para sistema Android e na App Store para iOS, em Português, Inglês e Espanhol. O App permite que seus usuários colaborem com a Vigilância em Saúde e a Prevenção de algumas doenças de maneira interativa e divertida, já que adota princípios de Gamefication. Também permite o acesso a informações úteis como: telefones; endereços eletrônicos de serviços públicos e privados de Saúde; dicas sobre cuidados de Saúde e prevenção de doenças; localização via GPS de hospitais de referência do SUS; farmácias, etc. Além disso, seus usuários terão a oportunidade de receber informações atualizadas das Arenas distribuídas no Brasil e acompanhar o calendário e os locais das partidas.

“Desenho simples, conteúdo intenso.”

O Princípio de Feynman-Tufte

João Fhilype Andrade Souto Maior

About João Fhilype Andrade Souto Maior

Leave a Reply