This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Saútil: Empoderando os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

By 9 de setembro de 2013 Empreendedorismo

SautilLogo

Entrevistamos o Dr. Fernando Fernandes, médico e co-fundador da Saútil, uma das empresas expoentes no cenário de empreendedorismo em saúde e social no Brasil !

O Saútil surgiu em janeiro de 2011 com intuito de prover conhecimentos básicos sobre o SUS, como o de obtenção de medicamentos na rede pública de saúde. O Dr. Fernandes nos conta que esse insight em relação ao produto surgiu da longa experiência que teve com homecare e em gerenciamento de pacientes crônicos, quando seus pacientes se queixavam dos custos dos medicamentos pois não conseguiam comprá-los. O sistema de busca criado, quando começou visava somente a cidade de São Paulo, mas logo repercutiu no Brasil inteiro e expandiu o mapeamento do SUS para todo o país.

Hoje em dia, conta com dois tipos de produtos: a primeira é a de prover gratuitamente conhecimentos de qualidade sobre o SUS, junto aos conteúdos sobre saúde que o Saútil mesmo produz. A segunda é o Saútil Com Você – um serviço de orientação para as pessoas tirarem dúvidas acerca da saúde, seja qual ela for. Para isso conta com enfermeiras 24h no call-center dispostas a atender e pesquisar quaisquer demandas em saúde. Os serviços custam em média 10 reais por pessoa ao mês. O público do Saútil Com Você é principalmente aqueles que não possuem planos de saúde no Brasil, aproximadamente de 145 milhões de pessoas. Vale lembrar que a Startup não promove nem diagnóstico, nem prescrição de tratamento, os quais são praticas impedidas pela legislação nacional. O Saútil serve apenas como orientador de saúde e de acesso aos recursos de saúde pelo SUS.

E encontrar informações básicas e precisas nas páginas do SUS é uma tarefa árdua! A equipe gastou 2 meses para mapear somente a cidade de São Paulo e um ano para cobrir o Brasil inteiro. “Encontrar dados do SUS foi a nossa primeira dificuldade” conta o empreendedor, que adicionou as dificuldades em encontrar pessoas engajadas com negócios sociais e o desenvolvimento de tecnologia como 3 dos principais desafios enfrentados.

O Saútil foi acelerada pela Artemísia, uma aceleradora de negócios sociais, na qual conheceu a VOX capital, pioneira no cenário de investimento com impacto social (impact investing) no Brasil. Sendo vencedor de de desafio chamado Capital Lab proposto pela Artemísia, recebeu um investimento “Anjo” como prêmio e a VOX tornou-se um investidor na empresa. No decorrer do tempo, a VOX enxergou grandes oportunidades de negócio com impacto social e em 2012 avançou como um grande investidor do Saútil, para o qual já foram feitas 2 aportes e 2 estão por vir.

Apesar de trabalhar com o setor público, esta não é uma das tarefas mais fáceis. O empreendedor ainda esta visualizando uma oportunidade de parceria no futuro. “O setor publico é um alvo difícil de atingir, começando pela dificuldade em marcar reuniões, passando pela burocracia para o governo em lidar com uma empresa que não seja estatal ou ONG e chegando em dificuldade em articular em efetivar uma ação”  contou o Dr. Fernandes. Mesmo assim, diversas secretarias de saúde e os médicos do SUS já veem o Saútil como uma referencia em informações de qualidade e o indicam, ainda que esta parceria não esteja formalizada.

O Saútil é a startup em que o Dr. Fernandes está mais engajado com o setor público, no entanto, não é a primeira empresa fundada por ele. Depois da sua formação como médico cirurgião pela Santa Casa de São Paulo, seguido de especialização em homeopatia e um MBA na FGV, ele resolveu abrir a Athon Group, uma empresa focada em prevenção de doenças crônicas, posteriormente adquirido pela Qualicorp; e a Questia Brasil, uma empresa que realiza pesquisas de mercado de saúde. Adora trabalhar não somente como gestor mas também na área comercial e estar sempre no campo ouvindo seus clientes e prospectando o mercado de saúde. Deste modo, obteve lições de negócios valiosas, as quais foram compartilhadas conosco:

Primeiro, é fundamental a escolha dos sócios – você precisa conhecer os valores e objetivos da pessoa, o que ela realmente quer consequir e o que ela valoriza.

Segundo, a startup precisa resolver algum problema, não ser apenas mais um player – e encontrar um oceano azul.

Terceiro, precisa escolher os profissionais certos para compor o seu time – e trocar rápido, se necessário, pois tempo é o maior inimigo da startup e não se pode demorar na troca de pessoas sem o perfil necessário.

Com mais de 1,2 milhões de pessoas que já acessaram o site e mais de 3,5 milhões de pesquisas feitas por remédios e procedimentos, o Saútil caminha para se firmar e consolidar como uma grande referencia nacional em busca de informações sobre o nosso Sistema Único de Saúde. Tanto você que já usa o SUS quanto você que nunca usou o SUS podem muito se beneficiar do sistema de busca, fazendo valer um direito previsto na constituição brasileira “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”!  Vale a pena checar!

Tymo Nakao

About Tymo Nakao

Estou interessado na mente humana e comportamentos, processos de decisão, criatividade, design, projetos interdisciplinares e conhecer pessoas. Cubro educação, empreendedorismo, inovação, criatividade, investimentos e "food for thoughts" --- I am interested in the human mind and behavior, decision making process, criativity, design, interdisciplinary projects and meeting people. I cover education, entrepreneurship, innovation, crativity, investments and provide food for thoughts.

Leave a Reply