This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Resultado do Desafio Policy Wisdom de Saúde dos Idosos é divulgado

By 18 de novembro de 2014 Empreendedorismo

Esta coluna cobriu recentemente o desafio promovido pela consultoria de saúde pública Policy Wisdom, convidando jovens empreendedores a propor soluções para os idosos da comunidade Vila Nova Esperança, em São Paulo. A ideia era que fossem desenhadas propostas de baixo custo de produção, mas com impacto relevante na saúde.

No último dia 14, ocorreu no campus da USP Leste o julgamento das melhores propostas. Duas foram as finalistas. Ambas buscaram soluções para o problema das quedas sofridas por idosos, e tinham entre seus proponentes alunos de graduação do curso de Gerontologia da Universidade.

A primeira proposta dialogava com a questão ao sugerir a  criação de uma bolsa acoplável ao andador dos idosos.Com isto, as mãos se tornam plenamente livres quando fazendo compras, e isso significa a possibilidade de segurar firme no andador durante o trajeto mercado-casa. Além disso, a bolsa contemplava outras questões, como o fato de ser feita de material reciclável, farto na localidade, e também o fato de ter uma externalidade positiva: o produto poderia ser feito e vendido pela e na comunidade, promovendo geração de renda. Embora a ideia tenha sido avaliada como bem fundamentada, a proposta foi considerada pouco adequada pelo fato de que não levou em consideração a realidade local, qual seja, a de que poucos idosos têm andadores na comunidade.

Assim, a banca, composta por membros da Policy Wisdom, da empresa de fármacos Shire, por este colunista, além da líder comunitária de Vila Nova Esperança, Lia, deliberou que o grupo vencedor é o composto pelas alunas Luiza Schrempp, Leslier Arruda e Camila Silva.

Elas prototiparam uma espécie de protetor para calçados que impede o deslizamento em condições de chuva ou piso molhado, prevenindo quedas. A vantagem de ser reutilizável também foi um fator avaliado positivamente pela banca. A líder Lia chamou a atenção para o fato de que os idosos podem se beneficiar muito da proposta, considerando o terreno irregular e coberto de cascalhos e pedrinhas da comunidade.

Além de levar o tablet que servia de prêmio, as vencedoras receberão ajuda da Policy Wisdom para implementar a ideia, levando o benefício aos idosos de Vila Nova Esperança.

pwfoto2-inovacao-em-saude

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply