This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Quer saber como empreender? Comece com um bom plano de negócios

Não é muito incomum recebermos e-mails e perguntas sobre como empreender. A primeira respostas que me vem à cabeça é que não há fórmula mágica e nem regras. O que sabemos é que paixão, altruísmo, dedicação e disciplina deve fazer parte do perfil empreendedor, e mesmo assim alguns discutem esses traços.

Porém uma resposta quase unanime sobre como empreender é que se deve ter um plano de negócios bem estruturado, claro e organizado. Se tiver todos os traços que citei acima, ou pelo menos a maioria deles, e se manter fiel aos objetivos determinados no plano, provavelmente o sucesso será o resultado.

O que trago nessa matéria é um infográfico da Washington State University sobre 10 elementos fundamentais para um plano de negócios bem sucedido. Além da lista há algumas informações interessantes que valem ser destacadas, como:

  • 27% dos pequenos negócios nunca tiveram um plano de negócios
  • 64% dos proprietários que possuem um plano de negócios  fizeram seu negócio crescer
  • somente 43% dos que não fizeram um plano de negócios puderam afirmar que cresceram mesmo sem ele

Então se você quer saber como empreender, e já viu a importância de se ter um bom plano de negócios, veja quais são os 10 pontos e após isso, o infográfico.

  1. Identifique o problema que seu negócio soluciona
  2. Deixe claro como sua solução resolve o problema em questão
  3. Mostre porque seu negócio é único
  4. Aponte quem são os principais envolvidos (stakeholders)
  5. Saiba o tamanho do seu mercado
  6. Saiba quem é seu público-alvo
  7. Imagine suas estratégias promocionais ideias
  8. Destrinche seu faturamento, em custo, receita, margem etc
  9. Calcule o quanto de dinheiro você necessita para começar, e continuar
  10. Crie um plano para o Break Even (Momento em que há equilíbrio entre custos e faturamento, ou seja, momento de lucro zero)

 

como-empreender-plano-de-negocios

 

Raphael Gordilho

About Raphael Gordilho

Médico com MBA em Marketing, Raphael co-fundou a Live Healthcare, empresa responsável pelo Saúde Business Fórum, Healthcare Innovation Show e Portal SaudeBusiness.com. Em 2018 a empresa se juntou a Feira Hospitalar, no portfólio de saúde da UBM Brazil e posteriormente Informa Exhibitions. Hoje Raphael é Head of CX, onde é responsável pela experiência dos clientes em todos os canais digitais e offline.

Leave a Reply