faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Que novidades a Memed teve no ano de 2014?

Article-Que novidades a Memed teve no ano de 2014?

A Memed é mais uma das finalistas do nosso prêmio Startup Saúde 2014 e trouxemos uma entrevista para conhecermos mais sobre a empresa e vermos o que aconteceu durante o ano.

1) Quais são seus principais produtos hoje e como eles agregam valor para o seu cliente?

Iniciamos o Memed apenas focando na especialidade dermatológica. O principal feedback que recebemos dos dermatologistas são voltados para a facilidade/praticidade da ferramenta, seja para fazer a prescrição, para encontrar informações sobre medicamentos ou para manterem-se atualizados.

2) Como foi o ano de 2014 para vocês?

Foi um dos principais anos para a nossa história. No fim do ano passado, terminamos nosso ciclo de aceleração na 21212, fomos selecionados pelo programa Startup Brasil e recebemos investimento, o que nos possibilitou a contratação de um time maior para produção do “Novo Memed”, que entrará no ar em Novembro-14. Este, inclusive, será o marco do nascimento da mesma solução para todas as especialidades médicas.

3) Quais as principais conquistas de 2014? (clientes, financeiro, novos produtos)

O ano de 2014 foi principalmente voltado para a construção de um time e a produção do novo Memed. Portanto, nosso foco foi voltado para o desenvolvimento de produto.

No entanto, mesmo com um foco muito maior no produto novo, trabalhando infinitamente menos na solução atual, e praticamente sem divulgação, o Memed não parou de crescer - muito por conta do boca-a-boca entre os médicos.

Para se ter uma idéia, nós dobramos a quantidade de indústrias farmacêuticas participantes, dobramos o número de prescrições feitas mensalmente, alcançando o número de +100.000 prescrições no Memed. Além disso, já ultrapassamos as 350.000 buscas por medicamentos, além de alcançar o incrível número de 40% dos dermatologistas do país cadastrados.

Isso torna o Memed a principal ferramenta de consulta e prescrição de medicamentos do Brasil, o que nos deixa extremamente honrado por estarmos conseguindo resolver o problema que nos propusemos a resolver. E, mais do que isso, nos deixa extremamente felizes e ansiosos para o futuro, pois se esses números já foram alcançados focando em apenas uma especialidade, imaginamos o quanto podemos crescer com o “Novo Memed” para todas as especialidades médicas do país.

4) Por que sua startup deveria estar entre as finalistas do Startup Saúde 2014?

Somos apaixonados por empreender, pelo que fazemos, pela nossa solução e, principalmente, por atuar numa área tão importante para o país como a saúde.

Estamos há 3 anos nos doando de corpo e alma para poder construir uma solução que faça sentido para médicos, indústrias farmacêuticas, pacientes e farmácias. Trabalhamos forte, noite e dia, com um time que se dá muito bem e que tem sangue no olho para transformar essa realidade e inovar na resolução do problema que decidimos desafiar.

Por conta disso, ficamos absurdamente felizes por ter algum reconhecimento do nosso trabalho e saber que podemos contribuir para que esse ecossistema de saúde seja cada vez maior e mais desenvolvido.

5)  Como sua Startup poderá mudar a saúde no Brasil?

Nossa missão e mantra interno é: tornar a vida do médico mais inteligente e prática, causando impacto positivo na saúde de seus pacientes.

Cada informação atualizada sobre um medicamento é uma dúvida a menos para o médico e um ganho a mais para o paciente. Pensando dessa forma, ao difundirmos informações atualizadas para médicos de cidades pequenas, capitais ou grandes metrópoles, acreditamos estar homogeneizando o conhecimento médico, gerando saúde para toda população.

Além disso, uma pesquisa feita pela Anvisa e OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que até 75% das prescrições médicas no Brasil podem conter erros e 30% das internações por intoxicação ocorridas no país tem como origem o uso incorreto de remédios. Para se ter uma idéia, outro estudo mostra que nos EUA, 39% dos erros de medicação acontecem devido a erros de prescrição, e as receitas indecifráveis resultam em mais de 150 milhões de ligações de farmacêuticos para médicos, em busca de sanar dúvidas sobre a receita. Processos como estes custam ao sistema de saúde bilhões de dólares por ano, e é isso que vamos evitar no Brasil.