This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

Qualicorp, Samaritano, Sabin e Unitcare apoiam aceleradora de saúde

By 6 de maio de 2015 Empreendedorismo

Foi lançada a primeira aceleradora dedicada ao setor de saúde do país. A Berrini Ventures veio trazer a expertise de profissionais e empresas do setor para o desenvolvimento de idéias e projetos disruptivos, que possam transformar o setor de saúde e torná-lo mais eficiente.

A BV surgiu do interesse de pessoas que, ao vivenciarem a saúde como profissionais ou pacientes, viram que existem gaps a serem preenchidos e que os produtos e processos que temos hoje não são capazes de resolvê-los. É preciso inovação – e inovação disruptiva.

Desde 2010, com a criação do Empreender Saúde, os sócios Vitor Asseituno, Fernando Cembranelli e Raphael Gordilho desenvolvem a ideia e criam um ambiente rico de empreendedorismo e inovação em saúde. Após a fusão do Empreender Saúde com a vertical de saúde da IT Mídia, houve a criação da Live Healthcare Media e, com isso, a entrada dos sócios da IT Mídia, Adelson de Sousa e Miguel Petrilli, na idealização e execução do projeto.

“Duas pessoas chave que temos na Live, o Raphael e o Adelson, conheci por um sonho comum de ter um espaço de inovação para a saúde no Brasil. Agora, após a fusão, que estávamos mais consolidados, sentimos que era a hora de colocar esse sonho em prática. E encontramos nos nossos parceiros (Qualicorp, Samaritano, Sabin e Unitcare) um super apoio pra fazer isso acontecer”, disse Vitor Asseituno.

A aceleradora está localizada em um dos maiores pólos econômicos do país, a Berrini, em São Paulo, e, por isso, o nome reflete a força e o impacto que buscamos – um local com representatividade mundial em termos de inovação e negócios. A ideia é que startups de saúde saiam daqui e estejam prontas para uma entrada forte no mercado de saúde. Em um mundo globalizado, sabemos que vários problemas de saúde são comuns a diferentes sistemas de saúde e ter a sensibilidade de perceber as necessidades e as variações de cada um pode ser fundamental para o sucesso a nível global dos empreendimentos.

“Queremos empresas que vão mudar o mundo para melhor, mas que entendam o que a saúde, o mercado, o paciente e os executivos precisam e tentem encontrar um caminho no meio disso tudo”, disse Raphael Gordilho, CMO da Live Healthcare Media.

O edital será lançado no dia 10 de abril (sexta-feira) e as empresas candidatas serão submetidas a três fases de avaliação: as duas primeiras envolvendo o envio de informações sobre o projeto e os fundadores e, na última fase, uma entrevista ao vivo, em um brunch com os patrocinadores e o time da Berrini Ventures. No final, até dez times serão selecionados e poderão participar do processo de aceleração, que terá duração de seis meses e início previsto para junho.

A equipe gestora, além de ter como conselho o time da Live Healthcare Media, contará com Rafael Campos, CFO, ex-Fundo Criatec, Buscapé Company e Programa InovAtiva Brasil, e Marcos Basso, CTO, sócio da UPWEB e com experiência de mais de seis anos em Tecnologia em saúde.

A intenção é criar não só negócios sólidos, mas um elo de relacionamento entre as startups aceleradas. “Esperamos que, além do time da startup, as dez empresas formem uma equipe, que a vontade de vencer se expanda para todos os outros em volta”, disse Rafael.

Para Basso, “precisamos de indivíduos empreendedores, proativos, dispostos a detectar pontos a serem melhorados dentro do seu próprio projeto”.

Diversos perfis de empreendedores e startups vão conviver e aprender durante o período e, para isso, contamos com nomes como Laboratório Sabin, Hospital Samaritano, Qualicorp e Unitcare como patrocinadores e mentores. Garantir a participação de diferentes segmentos da cadeia produtiva de saúde sempre foi uma preocupação dos idealizadores e as empresas parceiras, como referências em suas áreas, são parceiros perfeitos para esta empreitada.

“A aceleradora está provando que o conceito de colaboração funciona em inovação. Ficamos felizes com o porte dos patrocinadores e que, com isso, as empresas aqui aceleradas terão uma chance de sucesso muito alta”, disse Vitor Asseituno.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply