This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Qual foi o balanço de 2014 para startups de TI em saúde?

By 16 de janeiro de 2015 Empreendedorismo
inovacao-em-saude-ti-investimento

Para a TI em saúde, em esfera global, o montante investido tem aumentado a cada ano. De acordo com o Mercom Capital Group, as movimentações de venture capital em TI em saúde alcançaram o valor de US$4,7 bilhões em 2014, comparando a $2,2 bilhões do ano anterior. Os números da Rock Health que, inclusive já citamos aqui, diferem deste valor, porque a aceleradora não conta negócios fechados que sejam de valores abaixo de $2 milhões.

No total, em 2014, foram feitos 670 negócios, em comparação a 571, em 2013. Já em M&As, 219 negócios foram fechados durante 2004, comparado a 165, em 2013, com 21 companhias realizando transações múltiplas.

A maioria das atividades de M&A foi em empresas com foco em gestão de clínicas. “Apesar de vermos a mHealth e os wearable devices ganhando financiamento significativo, nós não vimos um tipo de transação como vimos com Instagram ou Whatsapp no setor.”

Foram realizados seis IPOs, trazendo o total de investimento conseguido pelo setor para quase $7 bilhões, de acordo com a Mercom.

O quarto trimestre de 2014 viu $1,2 bilhões em 134 negócios, comparado a $956 milhões em 212 negócios no terceiro trimestre de 2014.  Nos últimos cinco anos, o venture capital em TI na saúde fechou o montante de $8,8 bilhões, adicionando mais $3,6 bilhões com investimentos de abertura de capital.

Dois programas do governo americano têm incentivado os investimentos. São eles: HI-TECH e Affordable Care Act. Ambos os programas estão estimulando a implementação de TI em saúde.

O entusiasmo do setor não parece que vai diminuir em 2015. Segundo a Venrock, o setor não apresenta intenção de se retrair e os investimentos devem aumentar ainda mais neste novo ano.

Cerca de 732 investidores estiveram envolvidos com o financiamento de startups de TI em saúde. Os top investidores foram a Khosla Ventures e a The Social+Capital Partnership com nove negócios para cada lado.

Os top investidores de 2014 foram  Khosla Ventures e The Social+Capital Partnership com nove negócios cada. Já nos últimos cinco anos, os top investidores foram o Khosla Ventures, com 21 negócios, The Social+Capital Partnership, com 18,  Kleiner Perkins Caufield & Byers, com 17, Sequoia Capital, com 12 e Andreessen Horowitz, com 10.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply