This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Quais são os desafios dos Empreendedores em Saúde?

By 30 de dezembro de 2015 Empreendedorismo

*Matéria originalmente publicada em 18/05/2014.

Desde que começamos o EmpreenderSaúde em 2010, uma de nossas grandes inquietações era ajudar e estimular o empreendedorismo em saúde no Brasil. Durante este período entendemos melhor o mercado brasileiro e o mercado global para empreendedores em saúde e passamos a entender claramente os maiores desafios enfrentados por estes empreendedores.

Falta de capital de risco

Nos Estados Unidos é possível encontrar investidores especializados em saúde, enquanto no Brasil muitos fundos de venture capital tem mandatos específicos para não investir em saúde. Além disso, há um menor número de empreendedores em saúde que venderam com sucesso participações em empresas de saúde e desejem reinvestir seus recursos em novas empresas de saúde. Por exemplo, os fundadores do Pay Pal no Sillicon Valley, ao venderem a empresa por bilhões de dólares passaram a realizer pequenos investimentos em diversas pequenas empresas de tecnologia, o que deu origem a uma miríade de novas startups. Em contraste, os fundadores do Laboratório Fleury ou do DASA ao venderem suas participações durante a abertura de capital não voltaram a investir no mercado de saúde, de acordo com as informações disponíveis.

Falta de uma saída clara

A primeira coisa que investidores buscam ao entrar numa empresa é saber como podem recuperar seu investimento, seja através da venda para um outro investidor, para uma empresa maior ou mais raramente, através de um IPO. Sem possibilidades de saídas claras, investidores relutam em investir em startups.

Falta de times multiprofissionais

Tão importante quanto uma excelente formação na área de saúde é ter excelentes profissionais que entendem do lado comercial do negócio, a fim de desenvolver um ótimo plano de marketing, vendas e crescimento da empresa. Não basta saber como fazer o procedimento, sem dominar o que é necessário para negociar com os planos de saúde ou pacientes e fazê-lo pagar por este.

O seu salário não é uma medida do seu sucesso

Muitos profissionais de saúde tem muito sucesso profissional e uma das medidas deste sucesso é sua retirada financeira mensal, porém ao se tornarem empreendedores e empresários esta é uma medida muito pobre para medir o sucesso de sua empresa. Quanto sobra no caixa após o pagamento de todos os sócios ? Você tem de fato uma empresa ou uma associação profissional cujo retorno financeiro virá através do salário dos seus colaboradores ?

Falta de networking com outros empreendedores e investidores

Assim como qualquer outra atividade, um ótimo empreendedor aprendeu muito ao longo do caminho e conta com uma efetiva rede de mentores/apoiadores que o ajuda a enfrentar os desafios diários e a continuar melhorando. Esta rede pode ter, mas não deve ser exclusivamente composta por profissionais da área de saúde, pois a diversidade é fundamental para que o empreendedor possa de fato gerar idéias inovadoras.

Temos fé nos empreendedores de saúde brasileiros, mas também temos certeza que estes enfrentam desafios especialmente complicados. O EmpreenderSaúde está aqui para ajudá-lo nesta jornada a desenvolver seu potencial empreendedor. Sabemos que poucos empreendedore em sáude é especialmente desafiador, mas não mais desafiador do que se formar e atuar na área de saúde brasileira.

Fernando Cembranelli

About Fernando Cembranelli

Leave a Reply