This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Os 4 principais erros na gestão de pessoas dos novos empreendedores

By 9 de outubro de 2014 Empreendedorismo
Novos empreendedores e a gestão de pessoas

Os novos empreendedores, principalmente os que possuem pequenos negócios, acabam precisando administrar os funcionários. Porém, com a falta de experiência em gestão de pessoas, alguns erros primários são cometidos na relação chefe/empregado.

Existem alguns desses erros que os novos empreendedores cometem que podem impactar a equipe inteira, desmotivá-la e desestabilizá-la. Selecionamos alguns tipos de comportamentos que devem ser evitados na gestão de pessoas. São eles:

Não definir as tarefas dos funcionários

Um erro muito cometido por novos empreendedores é ter empregados que funcionam como ”faz-tudo”. É necessário que as tarefas e responsabilidades de cada funcionário estejam sempre claras, tanto para você quanto para ele.

Os funcionários que não sabem quais são suas responsabilidades costumam ser como máquinas de tarefas. Após completá-las, o trabalho está encerrado. Um empregado que sabe seu lugar consegue ver a contribuição que faz para a empresa, e é muito mais motivado para ajudá-la crescer.

Não dar o exemplo de bom comportamento

Alguns administradores possuem problemas em controlar o poder que têm e acabam agindo como tiranos em relação a seus funcionários. O que muitos deles se esquecem é que, como novos empreendedores, a moral da sua companhia sofre quando eles agem de forma não profissional ou excessivamente controladora.

Esse tipo de comportamento cria uma tensão desnecessária, desencorajando os funcionários e prejudicando a empresa.

Ser muito rígido

A flexibilidade é uma característica muito importante de gestores de pessoas. Se os novos empreendedores são muito rígidos, eles criam um ambiente nervoso, o que não é o objetivo. Um pouco de abertura dada aos funcionários permite que eles desenvolvam a criatividade e inovação.

Dar broncas por motivos desnecessários não faz com que o empregado respeite você, e sim acaba criando um desconforto desnecessário com ele e até outros funcionários.

Não deixar o caminho aberto para a comunicação

Os novos empreendedores precisam ter um canal claro e aberto de comunicação com seus funcionários. Dentro disso, é necessário aceitar críticas e sugestões, que possam ajudar a empresa a crescer.

Pedir a opinião de seus empregados é muito importante, e eles podem estar retendo informações que a companhia necessita para gerar um maior sucesso.

Camila Alves

About Camila Alves

Leave a Reply