NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assine

“Para inovar não é necessário inventar a roda”, diz Maicon Alves

Por 29 de novembro de 2017 Empreendedorismo

Os avanços tecnológicos vem promovendo uma série de transformações no setor de saúde. De olho nessas novas oportunidades da tecnologia em saúde, o empreendedorismo surge com o intuito de atender esse mercado em vasta expansão para promover novas soluções para velhos problemas.

Sobre a questão do empreendedorismo na área da saúde, conversei com Maicon Alves, CEO do Portal do Médico.

Lançado em janeiro de 2015, o Portal do Médico é considerado referência no mercado de compra e venda de produtos na área da saúde no Brasil e já superou a marca de aproximadamente R$ 100 milhões em negociações em operações de cotações, venda de produtos e serviços médicos especializados, desde a sua criação, tornando-se também um portal de notícias da área da saúde, artigos médicos e educação.

“O Portal do Médico não se limita a uma loja de compra e venda, além de alcançar os mais diferentes clientes, começamos a ampliar a nossa gama de serviços”, diz Alves.

Alves declara que o Portal do Médico surgiu de uma ideia, no tempo em que trabalhava como representante comercial de reunir todas as demandas dos clientes dele em um mesmo local e a princípio era apenas uma página na internet feita por ele, que acabou resolvendo não apenas o problema dos representantes na redução de gastos, como também ampliou o seu portfólio de produtos e automaticamente resolveu os problemas dos compradores também.

Além de disponibilizar opções de anúncios com base em venda e compra, também possui o Guia Médico que fornece o contato de profissionais da saúde de diferentes especialidades, em todo o Brasil, através de georreferenciamento.

Para ele o marketplace não é uma inovação, era um negócio simples, entretanto era algo que ainda não existia para esse nicho. Por isso para inovar não é necessário inventar a roda, mas adotar soluções que possam sanar problemas presentes.

Sobre como se manter competitivo, Alves afirma que é necessário olhar as reais necessidades do mercado, oferecer melhorias, procurar atender toda demanda e sem dúvida ampliar o escopo.

A respeito da sua participação no HIS Healthcare Innovation Show, evento dedicado às novas tecnologias no setor da saúde, ele declara que foi algo que mudou muito a história do portal, pois expandiu a sua rede de contatos, uma vez que reúne renomados profissionais do setor.

Os planos para 2018 são ambiciosos, o Portal do Médico almeja atingir uma base de mais de 30.000 médicos, 2.500 clínicas e 700 hospitais.

 

Nathalia Nunes

Sobre Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Deixe uma resposta