This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

O que o empreendedorismo tem que aprender com a abordagem Triple Aim?

By 23 de março de 2015 Empreendedorismo
dicas-para-novos-empreendedores

Em 2008, Don Berwick, Tom Nolan e John Whittington descreveram o Triple Aim nos serviços de saúde: melhorar a saúde da população, aperfeiçoar a experiência de cuidado do paciente em termos de cuidado, acesso e confiança e reduzir o custo. Em teoria, os objetivos são para sistemas de saúde e uma integração macro de cuidado, mas as considerações e estratégias podem ser utilizadas por empreendedores e inovadores.

Alguns dos componentes para um sistema alcançar estes objetivos incluem foco no indivíduo e em suas famílias; reconfiguração de serviços de cuidados básicos e estruturas para passar a atender melhor as necessidades e criar um ambiente mais agradável para o paciente; gestão da saúde da população, tendo controle de situações de saúde; uma plataforma de controle de custos para verificação da eficácia da estratégia e um sistema de integração e execução.

A inovação em saúde, por si só, não consegue lugar nos serviços de saúde, que são, em sua grande maioria, conservadores: ela precisa trazer evidências, redução de custos e receita. A comprovação destes resultados, no entanto, deve ser feita de forma diferente dos estudos realizados hoje por universidades ou órgãos reguladores. Os estudos, no geral, são realizados com grupos pequenos, com condições específicas de saúde e sem comorbidades e, além disso, não geram resultados de valor sobre custo ou receita.

Com o modelo, para estratégias de inovação, podemos exemplificar alguns controles importantes de serem acompanhados, como o valor dos dados obtidos e o uso dos mesmos para controlar a nova implementação. Com a coleta de dados dos usuários da nova solução, é importante estudar o relacionamento entre a intervenção e os efeitos causados por ela. Outro controle é o Benchmark e a comparação de dados e tecnologias em sistemas diferentes, imprescindíveis para promover melhorias e permitir expansão de atividade ou de mercado.

Em muitos casos, os empreendedores escolhem uma ou duas características do Triple Aim para o desenvolvimento das suas iniciativas, mas, o ideal é atingir as três metas, propiciando ao paciente uma experiência que vá melhorar sua saúde com maior conforto e segurança e um custo menor para o fornecedor do serviço e para ele.

Não importa se o serviço é feito para um hospital, como um prontuário eletrônico ou se é para melhoria e controle da qualidade de vida em casa, como sensores de saúde e fitness. O ideal é que soluções inovadoras permitam maior personalização do serviço de saúde, realocação de recursos em outras áreas de necessidade, redução de desperdícios, sejam eles visitas extras ao hospital ou redução de tempo para realização de um procedimento e uma consideração de sucesso em tratamento ou promoção de saúde a partir do resultado final na saúde e qualidade de vida do paciente e não da contabilização do número de procedimentos, visitas ou testes realizados.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply