This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

O que é ser empreendedor?

By 25 de outubro de 2014 Empreendedorismo, Infográficos

São infinitas as fontes que assumem a responsabilidade de definir o que é ser empreendedor, mas fato é que a maior parte delas, se não todas até hoje, não faz ideia do que é ser empreendedor.

Com todo respeito aos jornalistas, veículos, executivos, gestores etc, que dizem saber o que é empreender ou definem o empreendedorismo, tenho uma pergunta: Você já empreendeu? Não estou falando de criar novas unidades de negócios ou produtos dentro de uma empresa (isso é ser intraempreendedor), e sim criar uma empresa do zero, limpar o escritório antes de receber clientes, ligar para o provedor de internet porque ela caiu, comer pizza fria as 03:30 da manhã porque tem que entregar uma proposta no dia seguinte às 08:00?

Decidi fazer uma pesquisa sobre o que escrever hoje e me deparei com um infográfico bem “clichê” sobre o que é ser empreendedor, com apenas os benefícios e de uma maneira quase cinematográfica (Só assistir Jerry Maguire do Tom Cruise para entender o que estou falando).

O que é ser empreendedor?

Aposto que você já tinha visto essas vantagens em diversas revistas, jornais, portais e até novelas (como a Geração Brasil da TV Globo), mas ninguém te conta o outro lado do empreendedorismo, que faz muitas pessoas largarem esse caminho já nos primeiros meses.

Sim, essas vantagens existem, mas vamos pensar um pouco sobre cada uma delas:

Do what you love (ou “Faça o que você ama”)

Vamos ser honestos, ninguém sabe o que ama sem antes experimentar. Antes de saber o que é empreender, se qualquer um me perguntasse o que queria seguir como carreira, a resposta era fácil: piloto.

Sempre fui apaixonado por automobilismo e já me aventurei na área, mas até então não tinha experimentado o empreendedorismo e a medicina, e hoje a resposta seria ser empreendedor. Mas estou empreendendo há mais de 3-4 anos e só agora essa resposta é top-of-mind, por quê?

Simples, porque eu experimentei o lado ruim de empreender e mesmo assim estou aqui. Isso me levou a descobrir que amo o que faço, não troco e quero cada vez mais. As dificuldades de se empreender, ainda mais no Brasil, são imensas, mas isso não freia pessoas como nós.

Já escrevi que uma das ferramentas que me fez descobrir o que é ser empreendedor e me deu certeza de que é o que sou, foi o livro “So good they can’t ignore you”, e o autor defende exatamente isso: Se você procurar fazer o que ama, irá continuar sempre procurando – basta pensarmos na quantidade de amigos que trocam de emprego como de estações do ano -, pois não experimentou o suficiente para saber que ama. Impossível dizer que você amou sorvete desde o primeiro dia que experimentou, você no máximo gostou.

A lição que ficou pra mim, e torço para que fique para você também, é trabalhar duro, se empenhar, estudar, passar pelo máximo de dificuldades possíveis no trabalho, e se mesmo assim continuar trabalhando na área, tem grandes chances de começar a gostar e quem sabe, amar.

Be the boss (ou “Seja o chefe”)

Sim, é muito bom ser o chefe. Porém confesso que ter passado por uma grande empresa, com chefe mandando em mim e tudo que acompanha esse cenário, podia ter contribuído ainda mais pra minha formação empreendedora.

Na minha visão é importante passar por situações onde você não é o chefe, principalmente para se tornar um bom chefe quando a vida lhe mostrar esse caminho.

Mas antes de querer ser chefe, aprenda a ser líder. A questão não é saber mandar, pois isso é muito fácil quando você é quem recebe o maior salário da mesa de reunião.

Saber o que é ser empreendedor, passa por aprender a liderar. Um líder inspira e se coloca na frente de qualquer perigo que seus funcionários possam passar, geralmente é o que mais trabalha e o que sacrifica a vida pessoal em prol do sonho comum.

Ser um líder te leva a viver a vida do famoso “Ser chefe”, que é trabalhar para si mesmo, para seus ideias de vida (levando em consideração que sua empresa deva refletir seus valores) e com uma missão. Caso você queira ser chefe, só por ser, nunca irá viver esse cenário, pois seu negócio dificilmente irá prosperar.

Work with people you like (ou “trabalhe com pessoas que você gosta”)

Isso é verdade, mas tenho minhas dúvidas se é 100%.

Lembra? O que é ser empreendedor? “É criar algo do zero e construir uma empresa”, ou seja, você fará parte dos processos de contratação e recrutamento, e é natural que traga para a estrutura pessoas com as quais tem empatia.

Mas você acha que o Richard Branson controla todo mundo que entra na Virgin? Provavelmente não, e sabe por quê? Porque muitas vezes os melhores no mercado podem não gerar muita empatia em você, mas você entende que a empresa é algo maior.

Talvez você tenha respondido “porque a empresa ficou muito grande” na questão acima, o que é normal. Mas, entender o que é ser empreendedor passa pela faze de transmitir uma cultura empreendedora para a empresa, e se essa cultura for realmente forte, dificilmente seus recrutadores trarão alguém que esteja fora desse perfil, ou seja, não gerem empatia em você.

Make your own schedule (ou “faça seu próprio horário”)

Se você acreditar que seu horário é 24/7/365 (24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias no ano), estou com você, e você sabe o que é ser empreendedor.

Clientes grandes (onde estão as grandes receitas, geralmente) irão ditar grande parte da sua agenda, em alguns setores menos que outros. Mas sim, claro que você pode fazer seu próprio horário, mas tenha certeza das consequências antes de pegar o computador e ir trabalhar na praia (imagem bem comum associada a empreendedores, muito por causa de Richard Branson, que trabalha da sua ilha. Isso, da sua ilha, mas esquecem de dizer que ele transformou sua casa em um hotel, ou seja, ele mora no escritório).

O que é ser empreendedor?Enfim, entendo que critiquei muitas das “vantagens” do que é ser empreendedor, mas por um bom motivo, mostrar a realidade. Embora eu tenha mostrado um pouco do dia-a-dia fora do mundo das novelas, apoio esse tipo de iniciativa para mostrar que a vida do empreendedor é boa, porque é mesmo e porque precisamos de mais empreendedores no Brasil.

Pra estar lendo essa matéria, sobre o que é ser empreendedor, provavelmente é ou pretende ser. Compartilhe sua opinião. O que acha desse infográfico? Dessas vantagens apontadas por ele?

Raphael Gordilho

About Raphael Gordilho

Médico com MBA em Marketing, Raphael co-fundou a Live Healthcare, empresa responsável pelo Saúde Business Fórum, Healthcare Innovation Show e Portal SaudeBusiness.com. Em 2018 a empresa se juntou a Feira Hospitalar, no portfólio de saúde da UBM Brazil e posteriormente Informa Exhibitions. Hoje Raphael é Head of CX, onde é responsável pela experiência dos clientes em todos os canais digitais e offline.

Leave a Reply