This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Médicos empreendedores lançam projeto que vai mudar o conceito no atendimento à pacientes com câncer

By 18 de novembro de 2020 Empreendedorismo

O Dr. Raphael Brandão, jovem oncologista com passagens pelos Grupos Oncoclínicas, UnitedHealth Group e fundador de várias iniciativas de sucesso, lança clínica conceito que mudará a abordagem no tratamento de pessoas com diagnóstico de câncer 

O oncologista Raphael Brandão, conhecido por projetos como o Missão Covid, Médico do Futuro e Tudo sobre Saúde, anunciou recentemente em uma live realizada com o Dr. José Bento, renomado ginecologista e obstetra, a abertura de uma nova clínica em São Paulo, em parceria com o médico. Ainda em fase inicial de desenvolvimento, “o novo empreendimento vai revolucionar o atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer”, conta Raphael. “O modelo tradicional de atendimento, aquele segmentado por especialidades, e que fornece apenas o diagnóstico de uma doença já instalada, está sendo cada dia mais colocado em cheque. Especialistas de diferentes áreas, há muito, já estão atuando de forma a promover a saúde do paciente para que doenças crônicas e até o câncer sejam evitados.”, explica ele.

A pandemia do coronavírus, e seus reflexos em diferentes órgãos, está consolidando, de vez, esta prática que já vinha ganhando cada vez mais espaço entre estudiosos, a abordagem integrativa. Esse modelo privilegia a visão do indivíduo como um todo e aumenta as possibilidades de tratar as diferentes consequências de um mesmo problema sob uma perspectiva que leva em consideração vários aspectos da vida daquele indivíduo. Segundo o oncologista “muitos estudos comprovam que, na grande maioria dos casos, o câncer não é oriundo de questões genéticas, mas sim de estilo de vida. Com isso, é quase que possível escolher se você quer ou não desenvolver uma doença como câncer no futuro, levando em conta o que você come, o estilo de vida que você leva, e seus hábitos diários”, afirma.

Para Indianara Brandão, diretora médica da equipe liderada por Dr. Raphael, entusiasta desta prática integrativa “é importante estimular os mecanismos naturais de prevenção das doenças e recuperação da saúde, ativando no paciente os seus agentes de defesa naturais e aumento da sua imunidade. Compreender a raiz do problema libera na pessoa a capacidade de se curar”. esclarece a especialista. Essas práticas podem ser incorporadas aos diferentes níveis de atenção à saúde. “Em termos oncológicos é importante o enfrentamento das doenças, mesmo as terminais, porque o objetivo é a qualidade de vida da pessoa, e não exclusivamente a cura da doença”, pondera Indianara.

Pensando nisso, Raphael Brandão, que além de médico com uma carreira consolidada é empreendedor, teve a ideia de criar uma clínica voltada para essa prática de atendimento, que já é uma realidade em outros países, a JB Oncologia em parceria com o Grupo First Oncologia Integrativa. A iniciativa lançada em parceria com o Dr. José Bento, que já possui vários endereços de atendimento em São Paulo, tem previsão de abertura no início do ano que vem. “A primeira sensação que quero proporcionar ao paciente que for à clínica, é de que ele não está no ambiente médico para tratar uma doença grave. A principal meta é fazer com que a pessoa obtenha atendimento médico personalizado e busque soluções de saúde, além de suporte para qualquer condição crônica, online ou presencialmente e a qualquer momento 24h por dia, 7 dias da semana, por isso, eu e a minha equipe, pensamos estrategicamente em cada detalhe”, comemora o oncologista. “Estaremos dentro do Parque do Ibirapuera, na República do Líbano, numa área de 1.000 metros quadrados. Esse local também foi pensado para proporcionar um ambiente acolhedor e diferenciado dentro deste conceito que estamos lançando”, aponta Brandão.

Recentemente Raphael também anunciou a abertura da Clínica First, a primeira no Brasil com conceito de medicina de concierge, checkup e estilo de vida, com foco no atendimento personalizado, no cuidado centrado no paciente e na humanização de todos os processos visando a prevenção e o monitoramento da saúde como a melhor maneira de manter o bem-estar e qualidade de vida. “Este novo modelo cria um elo de confiança entre o paciente e sua equipe de referência, que conhece o seu histórico e tem uma visão macro de sua saúde em todos os aspectos. Assim, a gestão integrada tem o cuidado de trabalhar não só os aspectos físicos que impactam na vida daquela pessoa, como também as questões emocionais e do meio ambiente em que se encontra, materializando o contato ativo com o paciente, estando presente em todas as etapas do seu atendimento, para que ele possa desfrutar das melhores experiências com a sua saúde”, afirma o médico. A medicina de concierge, já realizada em outros países ao redor do mundo, possibilita aos pacientes acesso imediato e contínuo ao seu médico pessoal e nada mais é do que “um médico para chamar de seu”.

Na visão da médica Indianara Brandão, “será realizada uma avaliação altamente personalizada, com ênfase na prevenção de doenças e metas individualizadas, em um ambiente de nível internacional. “nos nossos espaços o atendimento começa na marcação da consulta. A partir daí esse paciente será conhecido por inteiro, considerando o seu histórico familiar, heranças genéticas e estilo de vida”. Diferentemente das clínicas tradicionais, a First conta com auxílio de inteligência artificial, atendimento via telemedicina, e uma ferramenta inédita, a medicina preditiva, que fornece uma anamnese com particularidades específicas dos pacientes. “Atualmente as pessoas tem cada vez mais a consciência sobre a atenção à saúde e, pensando nisso, buscam se alimentar melhor e praticam atividades físicas com regularidade. Percebendo todo este cenário atual, se abre a necessidade de oferecer um atendimento alinhado a este desejo que as pessoas tem de se cuidar”, conclui.

Sobre Dr.ª Indianara Brandão

A Dr.ª Indianara Brandão é formada em clínica médica pela Faculdade de Valença (RJ) e hematologia pela Faculdade de Medicina do ABC. O foco de sua atuação é a medicina integrativa, que visa atender as necessidades de cada pessoa de acordo com suas particularidades individuais. Faz uso do modelo de atendimento funcional, com abordagem no histórico genético e de estilo de vida, que podem comprometer a saúde a longo prazo, e no tratamento de doenças crônicas, por meio de anamnese minuciosa, adaptando um plano abrangente de todas as necessidades em busca de uma vida saudável. É diretora médica da Clínica First.

Sobre o Dr. Raphael Brandão

Raphael Brandão é oncologista clínico especializado no Dana-Farber Câncer Institute pela Harvard Medical School. Liderou a área científica do Hospital Oswaldo Cruz e do Grupo Oncoclínicas. Foi Diretor Executivo de Oncologia do UnitedHealth Group no Brasil por três anos, e tricampeão do Prêmio Merrit Award da Sociedade Americana de Oncologia. É autor e coautor de dezenas de artigos científicos e colunista da Revista Veja SP. Foi um dos médicos fundadores do Missão Covid. É idealizador dos projetos Médico do Futuro e Tudo Sobre Saúde.tss. Atualmente é Diretor da Área de Oncologia do Hospital Moriah em São Paulo e médico da Clínica First.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.