This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Equipamento que utiliza câmeras comuns detecta câncer de pele em até 99% dos casos

Use filtro solar. Empreendedorismo na Saúde, startups, motivação
Projeto é liderado por professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em conjunto com IEEE, maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade

Um dos países com maior incidência de câncer de pele — a cada ano são registrados 180 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá ganhar, nos próximos 3 anos, um equipamento para detecção de câncer de pele com uma taxa de sucesso de 99%, usando imagens capturadas por câmeras comuns, como telefones celulares. A tecnologia inovadora tem à frente o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o professor Jacob Scharcanski, membro da IEEE, maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, que desenvolveu o projeto em parceria com empresas privadas, a Universidade de Waterloo, Canadá e alunos da UFRGS, pesquisadores brasileiros e outras instituições do Brasil. O equipamento gerado por este projeto ainda não foi produzido em escala comercial, o equipamento, afirma o professor, poderá ser utilizado por profissionais de saúde e dermatologistas não treinados em dermatoscopia, o que também faz diferença, pois o dermoscópio é um equipamento especializado utilizado por dermatologistas treinados.

 

Dados sobre câncer de pele

O melanoma, conhecido como melanina, que se origina das células que produzem o pigmento Melanina que dá cor à pele é um tumor mais agressivo que pode causar metástases para outros órgãos, além de outras lesões, tais como as que se originam nas células basais e apresentam altos percentuais de cura, se detectadas precocemente. A lesão de pele do tipo melanoma é a de maior incidência no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. INCA estima, ainda, que cerca de 6.200 casos de melanoma sejam diagnosticados a cada ano (2.900), levando aproximadamente 1.500 pessoas a óbito por ano.

 

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas . O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply