This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Enfermeiros empreendedores criam seus espaços no mercado

Empreendimentos como clínicas para idosos, hemodiálise e home care podem ser criados e geridos por esses profissionais

Enfermeiros e outros profissionais da saúde podem usar conhecimentos de empreendedorismo para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Apesar de serem mais conhecidos por atuarem em hospitais, enfermeiros são autônomos por lei e podem gerir clínicas de atendimento a idosos, de hemodiálise e de atendimento pré-hospitalar, entre outras opções de negócios. Dessa forma, é possível driblar os baixos índices de emprego e criar suas próprias oportunidades.

“Esses profissionais precisam perceber que podem contribuir para a área da saúde de forma criativa e autônoma”, conta o coordenador da graduação em Enfermagem do Centro Universitário IESB, Alexandre Alberto Freire Jorge. “Nós tentamos fazer com que os estudantes percebam que eles não precisam ser necessariamente subordinados a alguém, funcionários do setor público ou privado, e estimulá-los a aprender sobre gestão”, continua.

De acordo com Jorge, uma das principais opções para enfermeiros empreendedores é a abertura de uma clínica de idosos. A tendência mundial é que a população da terceira idade aumente continuamente, o que aumentará a demanda por clínicas de alta qualidade que ofereçam um serviço humanizado. Outras opções são empresas de home care, hemodiálise, atendimento pré-hospitalar e até startups da área da saúde.

“É importante estimular o empreendedorismo em estudantes e profissionais. O desemprego hoje é algo que massacra a população em idade economicamente ativa e é preciso que os enfermeiros saibam que têm outras possibilidades além de ser funcionários”, conta Jorge. “O ideal é que eles não fiquem totalmente dependentes da oferta de emprego por uma outra pessoa, mas que também possam criar sua própria oportunidade no mercado de trabalho’, finaliza.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply