This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Empreendedorismo para terceira idade

By 18 de fevereiro de 2015 Empreendedorismo

O Silver Valley, iniciativa que já foi descrita nessa coluna, é um polo de negócios focado em gerar produtos e serviços para o envelhecimento com qualidade de vida, localizado na região de Ile-de-France, próxima a Paris. Entrevistei Celine Schrike, uma das gestoras do empreendimento, para averiguar em que estágio se encontram os trabalhos atualmente. Formada pela the Business School HEC Paris em 2011, trabalha no  Silver Valley desde Abril de 2014, tendo por função recrutar novos membros e garantir a qualidade dos serviços a eles oferecidos. Confira:

Q1) O Silver Valley aproxima governo, empresas, start ups, associações locais, os próprios idosos, entre outros, a fim de atingir seus objetivos. Por favor, descreva o papel desempenhado por cada um dos principais players nesse cenário.

Nossa organização une todos os players da Silver Economy [termo usado para se referir às oportunidades de negócios ligados aos produtos e serviços necessários a atender as demandas advindas do envelhecimento populacional]. Eles estão organizados em 3 grupos:

  •       Os fornecedores de bens e serviços: empresas que desenvolvem produtos e serviços para idosos. Todos os mercados estão representados: saúde, lazer, transporte, segurança, nutrição, comunicação, etc.
  •         Os parceiros de inovação: atores que podem trazer contribuições aos fornecedores de bens e serviços, como escolas, incubadoras, financiadores, clusters, firmas de consultoria, etc.
  •        Os representantes dos usuários que estão diretamente conectados com os idosos:instituições públicas, serviços de home care, companhias de habitação especializada, seguradoras, provedores de cuidado, etc.

Em suma, nós representamos toda a cadeia de valor : a oferta (provedores de bens e serviços), a demanda (representantes dos usuários) e parceiros de inovação que ajudam a fazer a conexão perfeita entre oferta e demanda.

Q2) Qual é o papel desempenhado pelo Silver Valley em si, como instituição?

Nossa ambição é alavancar o desenvolvimento de atividades econômicas inovadoras que atendam às necessidades dos idosos em favor de um envelhecimento com mais qualidade, criando crescimento e emprego na região de Ile-de-France (arredores de Paris). Nós temos 4 missões principais:

  1. Fortalecer e animar o ecossistema para gerar as condições favoráveis ao desenvolvimento e comercialização de soluções para o envelhecimento com qualidade.
  2. Desenvolver a consciência dos players das esferas pública, privada e acadêmica com relação às oportunidades geradas pelo aumento da população idosa.
  3. Apoiar os players da silver economy em sua estratégia de inovação e na compreensão das necessidades dos idosos
  4. Desenvolver atrativos territoriais na região de Ile-de-France e promover soluções criadas na França em nível internacional.

Q3) Quais foram os principais desafios enfrentados até hoje para o crescimento da iniciativa e como eles têm sido trabalhados?

O principal desafio é garantir que nossa rede aumente sem que haja perda na qualidade dos serviços oferecidos aos membros. Eram 50 membros no fim de 2013 e 180 no fim de 2014, por isso o desafio de conhecê-los e dar respostas às suas necessidades. Em 2014, nós organizamos workshops para nos certificarmos que estávamos provendo as condições corretas para desenvolvimento de seus negócios. Isto ajudou a construir nossas ações para 2015 e estruturar nossos serviços em 3 categorias : (1) animação de rede, (2) oferta de expertise e (3) compartilhamento de serviços. Além disso, nós contratamos um novo funcionário que, em 2015, será responsável pela animação do ecossisema: sua missão será conhecer todos os membros e ouvir suas necessidades, bem como aproximá-los para promover negócios e parcerias.

Q4) Como você avalia o impacto obtido até agora pelo Silver Valley?

Nós definimos um planejamento estratégico de desenvolvimento para os próximos 3 anos: 2015-2017. Nós calculamos nosso impacto baseado no número de membros do Silver Valley, no número de eventos organizados e de seus participantes, na evolução do turnover gerado pelos membros e no número de empregos criados. Contudo, por vezes é difícil mensurar tais indicadores pois, para alguns de nossos membros, particularmente as multinacionais, é impossível dissociar o turnover e o número de empregos criados por conta da Silver Economy do resto de suas atividades.

Q5) Quais são as principais metas do Silver Valley para os próximos 5 ou 10 anos?

Nós não tememos nossa meta ambiciosa: queremos fazer da França, mais especificamente a região de Paris, a líder mundial de inovação para os idosos.

Veja um video “Silver Valley – Ecosystem of Ageing Better”:

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply