INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Conheça um programa revolucionário para academias

By 23 de outubro de 2014 Empreendedorismo

Uma das aceleradoras mais famosas, a 500 startups, acabou de ter seu décimo demoday, evento em que as startups aceleradas apresentam os resultados finais de seus trabalhos. Neste tipo de evento, dá para perceber como as startups desenvolveram as suas ideias e qual o resultado final do programa de aceleração. Uma startup em particular nos chamou muito a atenção nesta edição do evento.

A GymTrack é uma empresa de saúde e bem-estar e tem em seu core business um segmento já explorado pelas novas empresas de wearable devices e outros produtos: a realização de exercícios físicos. No entanto, o produto promete ser revolucionário e nos agradou muito.

A empresa tem um sistema que, automaticamente, acompanha a realização de exercícios físicos com uso de um “pin” acoplado a cada máquina de exercício físico, pesos ou qualquer equipamento disponibilizado na academia.

O produto usa algoritmos para determinar que tipo de exercícios a pessoa está fazendo e transfere todos os dados para o site, onde os clientes podem entrar e verificar seu progresso nas atividades físicas.

Além disso, o wearable device é ligado a um aplicativo que oferece feedback em tempo real enquanto ele está na academia. Os clientes podem, também, receber instruções de um personal trainer através do aplicativo ou do site.

Segundo um dos fundadores, Pablo Srugo, “as academias têm um grande problema de retenção e, para nós, aumentar a motivação e gamificar a ida a academia vai fazer mais pessoas se tornarem membros ativos.”

No Canadá, local de base da startup, 50% da população não renova seus contratos com as academias depois que eles expiram. Além disso, a frequência, enquanto o programa está sendo pago, é muito baixo e permite que tenhamos uma população pagando por um serviço sem a motivação necessária para acompanhá-lo. A missão da empresa é, então, tornar a população mais assídua na realização de atividades físicas, tornando-as mais saudáveis.

Os fundadores se conhecem desde crianças e, depois de abrir uma empresa de tutoria, decidiram que queriam construir algo que fosse uma grande paixão. O que começou com uma empresa que teria QR codes nos equipamentos da academia agora promete ser uma empresa multidisciplinar e com um produto já visado por muitas academias nos Estados Unidos e no Canadá.

A empresa venderá seu produto completo para as academias instalarem em seus equipamentos e, a partir daí, os clientes daquela instalação podem ter acesso à medição. Já o serviço de personal trainer virtual é sugerido como um serviço a parte, para ser vendido por cerca de $30 para cada cliente.

Abaixo, segue um vídeo que explica um pouco mais sobre o projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=dyWIToa0kcY

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply