INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Conheça a história de Mark Cuban

By 3 de fevereiro de 2015 Empreendedorismo
empreendedores-de-sucesso-mark-cuban-mavericks

Ao buscarmos inspirações e boas histórias, costumamos achar que, dentre as opções, vale mais a pena olhar para aqueles empreendedores de sucesso das grandes empresas de tecnologia ou para o próprio nicho de atuação que, no caso, é saúde.

Por isso, hoje resolvi trazer um case completamente diferente da área, um homem de negócios que fez sucesso no esporte e, o mais importante, que confiou na sua paixão, tornando-se um dos homens mais ricos e bem-sucedidos do mundo. Hoje falaremos de Mark Cuban. Sou bem honesta ao dizer que quase não acompanho esportes, nem sei muito sobre regras, times e tradições, mas gosto de acompanhar histórias de sucesso e essa me parece ser um ótimo exemplo.

No início da década de 80, Mark se mudou para Dallas, no Texas, e começou a trabalhar como bartender e, em seguida, foi para a Your Business Software, um dos primeiros varejistas em Dallas. Ele foi demitido menos de um ano depois, mas usou a oportunidade para abrir a própria empresa, MicroSolutions, com apoio de alguns clientes da antiga empresa. A Microsolutions era, inicialmente, um revendedor de softwares e um integrador de sistemas. Com a operação indo bem, Cuban vendeu sua empresa para a CompuServe por 6 milhões de dólares.

Esta venda motivou o empresário a voltar para suas paixões, basquete e webcasting. Com um amigo de faculdade, Todd Wagner, Cuban abriu a Audionet, cresceu muito em cerca de um ano e foi adquirida pelo Yahoo por $5.7 bilhões, durante o boom dot com, a bolha da internet.

Depois da venda, Cuban diversificou sua fortuna, tornando-se, assim, menos propenso aos efeitos de uma crise de mercado. Em 2000, ele virou sócio majoritário do Dallas Mavericks por $285 milhões.

Antes de ter sociedade, o Mavericks ganhava cerca de 40% de suas partidas. Nos próximos 10 anos depois da compra, o time passou a sair vitorioso em 69% das vezes, alcançando resultados muito melhores que antes e buscando sempre evoluir.

Em 2011, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo, com um lucro de $2.6 bilhões e, além da Audionet, ele ainda tem outro negócio com  Wagner, a 2929 Entertainment, que produz e distribui vídeos e filmes. Em 2003, eles compraram uma rede de cinemas com 58 casas e eles são responsáveis por programas de TV nos Estados Unidos.

Certamente, a produtora não ficaria fora dos esportes. Por isso, ele é sócio da Synergy Sports Technology, uma ferramenta de entrega de vídeo usada por vários times americanos.

Cuban é um exemplo de que, com dedicação – e um pouco de sorte, sempre – as coisas podem dar certo e de que sua entrada para ser um dos empreendedores de sucesso pode vir de uma paixão por uma área menos inesperada, como foi o caso do esporte.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply