This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Conheça 4 startups de saúde africanas

By 10 de novembro de 2014 Empreendedorismo

Quando o assunto é empreendedorismo e startups de saúde, a África nem sempre é um continente lembrado, seja pelo ambiente pouco propício aos negócios, seja pelas dificuldades econômicas da população local para empreender. Nesse contexto, se focarmos nossa atenção para a área da saúde, fica difícil imaginar que há bons exemplos.

No entanto, apesar das adversidades, há sim exemplos de startups de saúde que vêm tentando superar obstáculos em busca de mais espaço e sucesso na promoção e entrega de saúde. Seguem 4 exemplos:

Clinic Master
Com sede em Kampala, Uganda, a startup Clinic Master trabalha com um software que auxilia hospitais na gestão de informações de cuidados em saúde, bem como de faturamento. Um dos aspectos do software é a flexibilidade do programa e possibilidade de customização. Site

Himore Medical
Essa startup, com sede em Camarões, atua no sentido de buscar soluções tecnológicas para problemas da saúde pública africana, como malária e doenças cardiovasculares. Desenvolveu o Cardio Pad, um tablet capaz de realizar exames de eletrocardiograma (ECG) com a proposta de ampliar o acesso aos cuidados cardiológicos no país oferecendo praticidade e baixo custo. Arthur Zang, CEO da Himore Medical, recentemente publicou uma matéria a respeito no The Guardian.

Ruby Cup
Mais um exemplo de Nairobi, a Ruby Cup foi fundada por três colegas de faculdade que tinham o desejo de resolver um problema social pela perspectiva de negócios. Perplexas com as condições e falta de instrução sobre higiene feminina no Quênia, em setembro de 2011, as amigas iniciaram o projeto de produzir copos menstruais e vendê-los no país. Para cada copo comprado hoje, outro é dado pela companhia para uma menina no Quênia.

QuaWater
Fundada em 2003, a QuaWater, com sede em Pretoria, África do Sul, oferece produtos e serviços com a finalidade de melhorar a qualidade da água que chega para o consumidor final. Já fez projetos para tratamento de água em Moçambique, Sudão do Sul e na própria África do Sul. Um dos produtos oferecidos, o AquaDocUV, é um filtro de água que usa carvão ativado combinado com luz UV e tem a promessa de ser um “once in a lifetime investment”. Site

OBS: Sobre o clima para empreender na África do Sul, fica uma dica de leitura aqui.

José Eduardo Lima

About José Eduardo Lima

Acadêmico do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, é fã de neurologia, oftalmologia, empreendedorismo e gestão de organizações da saúde. Foi intercambista pelo programa Ciência sem Fronteiras no Leids Universitair Medisch Centrum (Leiden University, Holanda).

Leave a Reply