faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça 4 startups de saúde africanas

Article-Conheça 4 startups de saúde africanas

Quando o assunto é empreendedorismo e startups de saúde, a África nem sempre é um continente lembrado.

Quando o assunto é empreendedorismo e startups de saúde, a África nem sempre é um continente lembrado, seja pelo ambiente pouco propício aos negócios, seja pelas dificuldades econômicas da população local para empreender. Nesse contexto, se focarmos nossa atenção para a área da saúde, fica difícil imaginar que há bons exemplos.

No entanto, apesar das adversidades, há sim exemplos de startups de saúde que vêm tentando superar obstáculos em busca de mais espaço e sucesso na promoção e entrega de saúde. Seguem 4 exemplos:

Clinic Master

Com sede em Kampala, Uganda, a startup Clinic Master trabalha com um software que auxilia hospitais na gestão de informações de cuidados em saúde, bem como de faturamento. Um dos aspectos do software é a flexibilidade do programa e possibilidade de customização. Site

Himore Medical

Essa startup, com sede em Camarões, atua no sentido de buscar soluções tecnológicas para problemas da saúde pública africana, como malária e doenças cardiovasculares. Desenvolveu o Cardio Pad, um tablet capaz de realizar exames de eletrocardiograma (ECG) com a proposta de ampliar o acesso aos cuidados cardiológicos no país oferecendo praticidade e baixo custo. Arthur Zang, CEO da Himore Medical, recentemente publicou uma matéria a respeito no The Guardian.

Ruby Cup

Mais um exemplo de Nairobi, a Ruby Cup foi fundada por três colegas de faculdade que tinham o desejo de resolver um problema social pela perspectiva de negócios. Perplexas com as condições e falta de instrução sobre higiene feminina no Quênia, em setembro de 2011, as amigas iniciaram o projeto de produzir copos menstruais e vendê-los no país. Para cada copo comprado hoje, outro é dado pela companhia para uma menina no Quênia.

QuaWater

Fundada em 2003, a QuaWater, com sede em Pretoria, África do Sul, oferece produtos e serviços com a finalidade de melhorar a qualidade da água que chega para o consumidor final. Já fez projetos para tratamento de água em Moçambique, Sudão do Sul e na própria África do Sul. Um dos produtos oferecidos, o AquaDocUV, é um filtro de água que usa carvão ativado combinado com luz UV e tem a promessa de ser um “once in a lifetime investment”. Site

OBS: Sobre o clima para empreender na África do Sul, fica uma dica de leitura aqui.