This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como funciona a plataforma da odontologia digital

Inspirado pelos livros Exponential Organizations, de Salim Ismail, e Platform Revolution, de Geoffrey Parker, Luis Calicchio fundou a UD Lab, uma plataforma que conecta laboratórios de prótese dentária com dentistas. Uma de suas premissas é democratizar a odontologia de excelência através da tecnologia, inovação e educação. A ideia surgiu em 2015, mas a operação teve início apenas no final de agosto ​de 2019 para um público restrito e convidado, cerca de 40 dentistas e 170 laboratórios. Agora em novembro o aplicativo foi aberto para o mercado.

A plataforma foi desenhada para que o fluxo de pedidos dos dentistas para os laboratórios fosse intuitivo e incluísse toda informação essencial para a entrega de um trabalho de qualidade, processo que nem sempre acontece no mundo analógico. “Até 53% dos pedidos em um laboratório comercial ficam parados por falta de informação durante 7 dias. Sete dias já poderia ser o prazo de entrega o trabalho!”, conta Luis.

O modelo de pagamento funciona como o do Mercado Livre: o dentista paga com antecedência, no momento do pedido, e este pagamento fica “bloqueado” em uma nuvem até que o laboratório informe que fez a entrega e o dentista afirme que recebeu o produto. Com isso, o prazo de recebimento dos laboratórios que era em torno de 40 dias caiu para 8 dias e a inadimplência que antes girava entre 15 e 20% deixou de existir. “A vida financeira do laboratório ficou muito boa, ele está investindo mais em tecnologia, tem uma produtividade melhor e melhorou comunicação”, aponta Luis.

Uma das principais características do aplicativo é a avaliação. Após a entrega do trabalho, o dentista avalia o laboratório de forma específica, assim é possível saber exatamente onde é possível melhorar. Além disso, para ficarem ativos na plataforma os laboratórios passam por uma avaliação da UD Lab e pode demorar até 3 meses para que estejam em conformidade para começarem a atuar.

Para o laboratório continuar crescendo profissionalmente após alcançar um limite de produtividade, a UD oferece a possibilidade dele se tornar um mentor. Ele então será responsável por treinar novos laboratórios e ganhará em cima da produtividade deles. “Ele vai crescer sem ter que aumentar a estrutura. A única coisa que ele vai ter que fazer é transmitir conhecimento: quanto mais conhecimento ele transmitir, mais os outros vão produzir e maior o ganho dele”, explica o fundador.

O negócio é monetizado a partir de uma porcentagem cobrada dos laboratórios, do oferecimento de cursos e do marketplace, que oferece produtos com desconto para os usuários do aplicativo. A estratégia de marketing foi voltada para a fidelização dos laboratórios. Ao melhorar seus processos, gestão e finanças, os próprios laboratórios chamarão os dentistas para utilizarem a plataforma. “O dentista confia no laboratório”, afirma Luis.

Todo este ecossistema criado também ajuda a combater a informalidade da indústria. Muitos laboratórios atuavam sem inscrição no CFO ou utilizavam softwares piratas. Para utilizar a plataforma, há exigência tanto de emissão de NF como de utilização de softwares originais. Além disso, a UD disponibiliza um centro de design, o qual o laboratório pode utilizar como um serviço adicional.

“Queremos ser a referência para todo mundo que quer entrar no digital. O dentista não gosta de estar sempre amarrado com o mesmo cara. Na plataforma ele tem uma gama enorme de laboratórios”, finaliza o fundador.

Pamela Paschoa

About Pamela Paschoa

Farmacêutica pela Unicamp, atuou por 8 anos como farmacêutica clínica em instituições públicas e privadas. Foi tutora e preceptora de programas de residência multidisciplinar. Hoje atua na produção de conteúdo para portal Saúde Business e na curadoria dos eventos Hospitalar, Healthcare Innovation Show e Saúde Business Fórum.

Leave a Reply