This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como capacitar jovens para o cuidado de idosos?

By 28 de janeiro de 2015 Empreendedorismo

Quando esta coluna conversou com Jorge Felix, jornalista especialista em longevidade, nosso interlocutor chamou atenção para o fato de que as oportunidades para quem quer atender a terceira idade através de negócios não estariam apenas nos idosos de alta renda.

Alexandre Pereira, da empresa Zakarrey, é um dos que está investindo na geração de serviços que olham para idosos de menor poder aquisitivo. O foco da Zakarrey é capacitar os chamados jovens “nem-nem”, isto é, que nem trabalham e nem estudam (1 em cada 5 milhões no Brasil, atualmente) em técnicas de avaliação e cuidados, a fim de oferecer uma atenção mais qualificada ao idoso que mora em favelas e comunidades de baixa renda.

Após ter ambos os pais idosos adoecidos e precisando de cuidados especializados, Pereira buscou formação na área. Participou da 1ª. Turma do Curso Técnico de Tratamento de Idosos organizado pelo MEC e Ministério da Saúde para o PRONATEC. Com isso, iniciou o Blog da ZAKARREY, onde divulga práticas de Bem Estar e Saúde para Idosos e Vulneráveis. Aos poucos, o reconhecimento foi surgindo. O blog foi homologado pelo Ministério da Saúde com o selo Blog Amigo da Saúde, e novembro de 2014, veio a premiação do Sebrae para a empresa como terceiro lugar na Maratona de Negócios Sociais, pelo legado para a Comunidade.

Hoje a Zakarrey desenvolve suas atividades nas comunidades Turano, São Carlos, Salgueiro e Mangueira, no Rio de Janeiro, da seguinte forma: após entrevistar os candidatos com a finalidade de verificar a aptidão para a função, os selecionados são encaminhados ao curso de cuidados ao idoso oferecido pelo CEPE – Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento – ligado à Secretaria de Sáude do Governo estadual. Eles não pagam nada, e têm o transporte custeado pela ZAKARREY.

Após o término, sendo aprovados, passam a atuar como cuidadores agenciados pela empresa, tanto em suas comunidades quanto no asfalto.  Nas comunidades, os valores praticados no agenciamento de cuidadores são em torno de 25% mais baixos. Pereira observa que a praxe é que, nas comunidades, os membros da família se reunam para cobrir o investimento do cuidado ao familiar idoso. Em troca, além do serviço, recebem relatórios periódicos inovadores com Indicadores da Avaliação e Evolução do quadro de apoio para a Pessoa Cuidada.

Atualmente, uma plataforma virtual está em desenvolvimento, com objetivo de juntar os envolvidos na Iniciativa, ou seja, Idosos e Familiares que buscam cuidados, com candidatos a cuidadores. Ali, a ZAKARREY captará e tratará os dados, facilitando os serviços de seleção, capacitação e apresentação dos envolvidos. Pereira também pretende vender produtos e serviços agregados para complementar e otimizar os ganhos.

A Zakarrey ainda é um negócio em formação, mas que investe em um potencial ainda relativamente pouco explorado no chamado mercado da terceira idade.

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply