This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Combinação de Genética e Medicina Personalizada: caso da DataGenno

By 30 de novembro de 2013 Empreendedorismo

Revolucionar a saúde dos pacientes com doenças raras a partir da genética. Foi a partir desta premissa que o Fabrício F. Costa, biólogo pela UFMG, Ph.D. em Genética e pós-doc em neurogenética em Harvard, e Marcelo P. Coutinho, médico geneticista com Mestrado pela UFRJ, fundaram a DataGenno.

Conversamos com o Fabrício Costa, que nos contou, diretamente dos Estados Unidos, como é trabalhar com genética e estar em um país ávido por empreendedorismo.

A DataGenno é uma startup que tem a missão de facilitar a troca de informações de doenças genéticas raras entre especialistas, de modo a ajudar no diagnóstico diferencial. Funciona da seguinte forma: com uma Database de aproximadamente 10 mil sinais e sintomas, mutações identificadas, aliado à geolocalização, é capaz de analisar diferentes sinais como problema renal e ocular e propor soluções na qual tenha como alvo a raiz do problema, diferentemente de tratar somente sintomas, muitas vezes feito. Somando-se a esta ferramenta, tem-se a plataforma interativa no modelo de rede social, em que o usuários pode fazer buscas diversas como patentes, artigos científicos, grupos de discussões e interagir com outros usuários. Vale ressaltar que são feitos com base em termo de consentimento esclarecido e nas legislações nacionais e locais.

O diagnóstico diferencial envolve diferentes players: o paciente, o médico ou profissionais de saúde, o laboratório para testes genéticos e a indústria farmacêutica. O modelo de negócio é rentabilizado através das empresas que fornecem equipamentos e exames laboratoriais, já que para estes há um fit pronto de usuários. Esta fluidez de informações significa uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Além disso, a troca de informações tem como um grande aliado o armazenamento na nuvem e um banco de dados que continua crescendo – por exemplo, atualmente conta com aproximadamente 1.000 imagens e 20.000 pacientes. Para o melhor performance na busca de dados é utilizado conceitos de gestão de Big Data e Machine Learning – para que, mesmo com uma grande quantidade de dados, seja possível encontrar a melhor solução em um tempo curto, e a plataforma se torne melhor ao longo do tempo.

Quando perguntado sobre a dificuldade para estabelecer parcerias com a indústria farmacêutica, já que os alvos são as doenças raras, Fabricio nos contou que, apesar de ainda existir esta dificuldade, o segmento movimenta mais de 500 bilhões de dólares e o próprio setor de saúde está mudando em direção à medicina personalizada. É um mercado ainda inexplorado e com poucas opções para os pacientes, por isso que há oportunidade também.

A DataGenno está sendo acelerada pela Startup Health, uma aceleradora focada em saúde nos Estados Unidos, e o Fabricio nos apontou que um dos maiores diferenciais que a experiência proporciona é o networking e a duração do programa. Enquanto outras aceleradoras oferecem um programa de curta duração, a Startup Health Academy funciona como um MBA para a área de saúde. São feitos encontros a cada 3 meses em uma cidade nos EUA, Summits e showcases com investidores, inovadores e networking constante. “Especialmente na área de saúde, é difícil inovar e ser acelerado por um período curto” nos contou Fabrício.

Para os próximos 5 anos, a DataGenno planeja continuar a construção do banco de dados, aumentar o “user base”, fazer parcerias estratégicas, como uma recente com a Docphin.com, e no meio acadêmico (já tem parcerias com a UFRJ e a Sociedade Brasileira de Pediatria). Além disso, conseguir vários clientes e investimentos crescentes para criar uma “Wikipedia” de doencas genéticas raras no mundo.

Saiba mais sobre a Startup aqui: http://www.datagenno.com/

Biografia dos Empreendedores:

Fabricio F. Costa, Ph.D.

Fabricio F. Costa, Ph.D.

Dr. Costa é Ph.D. em Genética pelo Instituto Ludwig paras Pesquisas em Câncer (LICR) e pelo Instituto de Qumica (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, Brasil. Dr. Costa também fez treinamento durante dois anos na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Atualmente, Dr Costa teve uma posição como um Pesquisador do Departamento de Pediatria da Universidade Northwestern e pelo Hospital Pediatrico em Chicago, nos Estados Unidos. Dr. Costa publicou em torno de 50 artigos “peer-reviewed” em sua carreira, serviu como um revisor para diversos periódicos científicos e na avaliacao de Projetos de agencias financiadoras Europeias e Sul-Americanas. Dr. Costa tem como principal interesse atuais investigar o impacto de diferentes dados de genômica no manejo de doenças geneticas raras e complexas. Ele também tem interesses na produção e análise de “big data”, especialmente o cruzamento de informações clínicas com genetica e genomica. Dr. Costa fundou a empresa de consultoria “Genomic Enterprise” em 2008 em Chicago, nos Estados Unidos, co-fundou a empresa DataGenno Interactive Research com sede no Rio de Janeiro (RJ), Brasil em 2011, tornou-se membro da Incubadora Tecnológica 1871 em Chicago, nos Estados Unidos em 2012 e membro do “Start Up Health Academy” em Outubro de 2013.

Marcelo P. Coutinho, MD, MS

Marcelo P. Coutinho, MD, MS

Dr. Coutinho formou-se em Medicina pela FESO (Fundação Serra dos Órgãos e da Universidade), em Teresópolis, Rio de Janeiro Estado no Brasil. Ele também fez um Mestrado em Genética Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dr. Coutinho fez um treinamento em genetica clinica na Universidade de Harvard e comandou a criação do primeiro banco de dados sobre Neurofibromatose no Centro Nacional de Neurofibromatose (CNNF) na América do Sul. Dr. Coutinho também é o coordenador do Programa de Genética Clínica de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro no Brasil. Ele é o chefe do Ambulatório de Medicina em um hospital público no Brasil e membro da equipe médica de alguns hospitais públicos no Estado do Rio de Janeiro. Ele é consultor em doenças genéticas em todo o país. Dr. Coutinho tem uma grande experiência em genética clínica e em vários aspectos relacionados as doenças genéticas. Dr. Coutinho, juntamente com o Dr. Costa, foi o co-fundador da empresa DataGenno.

Para saber mais sobre a StartupHealth, clique aqui: http://www.empreendersaude.com.br/2013/09/unity-stoakes-startup-health-acelerando-startups-saude-digitais-h20la/

Tymo Nakao

About Tymo Nakao

Estou interessado na mente humana e comportamentos, processos de decisão, criatividade, design, projetos interdisciplinares e conhecer pessoas. Cubro educação, empreendedorismo, inovação, criatividade, investimentos e "food for thoughts" --- I am interested in the human mind and behavior, decision making process, criativity, design, interdisciplinary projects and meeting people. I cover education, entrepreneurship, innovation, crativity, investments and provide food for thoughts.

Leave a Reply