This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

5 startups inovadoras na área da saúde

By 14 de setembro de 2019 Empreendedorismo

Nos últimos anos o mercado brasileiro começou a ouvir a palavra startup com frequência. Este modelo de negócio tem atraído investidores e empreendedores de diversos setores e a saúde não fica de fora. A tecnologia tem transformado a vida da população no diagnóstico de doenças, aumento da qualidade e até mesmo na longevidade de vida.

Quem conhece a saúde no Brasil sabe que o serviço público não atende a demanda e a população sofre com isso, tendo que arcar com um plano de saúde. Os que não podem investir num plano de saúde, tentam correr atrás de alternativas que possam suprir as necessidades da família.

É aí que as startups da área da saúde se encaixam. Ela aproxima os médicos dos pacientes e faz com que a saúde se torne mais acessível e permanente na vida das pessoas. Como as startups estão contribuindo para isso? A gente te explica!

Investimento em startups alavanca saúde no Brasil

Os modelos de negócios estão bastante diversificados. Na área da saúde, a inserção de métodos com mais tecnologia faz com que os custos sejam reduzidos, aumenta a possibilidade de ter diagnósticos precoces e relevantes ao paciente e melhora significantemente a qualidade do atendimento médico.

Desta forma, clínicas e equipes médicas conseguem diminuir os gastos mantendo o padrão de qualidade. Com essa tecnologia, até os processos de distribuição e fornecimento são automatizados e otimizados garantindo rapidez e segurança aos envolvidos no percurso.

Em setembro, o diretor-executivo do Bradesco, Leandro Miranda, divulgou que o banco está investindo R$400 milhões em startups nas áreas de meio ambiente, educação e saúde. Além disso, grandes empresas e fundações estão abrindo concursos para incentivar startups que trabalham com inovação e soluções em saúde. Isso significa que novidades virão.

5 startups inovadoras na área da saúde

As startups que destacamos abaixo não são as únicas que inovam e fazem a diferença na área da saúde. Há dezenas negócios que impactam positivamente a sociedade e dão suporte de maneira eficiente.

Iremos mostrar apenas as 5 startups mais conhecidas que contribuem com a democratização e desburocratização da saúde no Brasil:

#1. Docway

A plataforma promove o encontro de médico e paciente. Funciona assim: o paciente se cadastra e faz o agendamento online e o médico vai até o paciente. Também é possível baixar o aplicativo – disponível em iOS e Android – para ter mais praticidade e segurança no agendamento.

O Docway aceita convênios de planos de saúde. Devido aos médicos possuirem liberdade e flexibilidade de horários, as consultas podem ser realizadas em qualquer hora e dia, de acordo com a solicitação do paciente. Antes de agendar a consulta, é possível ver o perfil com foto e biografia do médico, bem como valores de atendimento.

#2. Neo

O Neo é um portal muito interessante que tem por objetivo facilitar a relação entre laboratórios e clínicas/hospitais. Através dele as clínicas podem realizar normalmente seus exames, enviar e os médicos da Neo laudam os exames rapidamente. É positivo porque devolvem laudos prontos em até 24h após a entrega, facilitando e agilizando este processo.

Estão disponíveis para laudar exames cardiológicos como Eletrocardiograma e MAPA, neurológicos como mapeamento cerebral, pulmonares e os mais simples também. Tudo isso a preço de mercado com menor espaço de tempo.

#3. Dr. Consulta

Em busca de amenizar a superlotação dos hospitais, o Dr. Consulta foi criado. Ele reduz o tempo de espera para atendimento conectando pacientes a centro médicos para realização de consultas e exames.

Entre seus benefícios, o Dr. Consulta se destaca por não cobrar nenhum tipo de mensalidade. O paciente paga, portanto, apenas o serviço que utilizar. O agendamento de consultas pode ser feito no site, onde é possível consultar valores e dados da equipe médica.

#4. iClinic

Focado em atender as demandas das clínicas, o iClinic é um software médico de gestão. Se o estabelecimento está bem organizado, os pacientes são atendidos da maneira ideal: no dia, horário, sem filas de espera.

O iClinic tem diversos benefícios para um negócio na área da saúde. Ele lembra os pacientes das consultas por meio de um SMS, organiza agenda médica, oferece um prontuário personalizável e uma gestão financeira descomplicada.

#5. Healthcentrix

O Healthcentrix é um sistema que utiliza inteligência artificial e machine learning para a área da saúde. Eles utilizam os dados coletados para prever quais são os riscos de saúde de determinada população e utilizam as informações para ações.

Dessa forma, é possível antecipar um quadro de saúde antes mesmo que a doença se instale, como forma de prevenção de doenças. Se a doença for identificada previamente, aumenta as chances de cura em níveis consideráveis.

O Healthcentrix é uma iniciativa que melhora todo processo de tratamento de doenças, desde a procura por exames adequados para mapeamento até a cura.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply