faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como foi o ano de 2014 para a Tá na Hora?

Article-Como foi o ano de 2014 para a Tá na Hora?

Hoje temos uma entrevista com a Tá na Hora, startup de saúde que automatiza comunicação médico-paciente.

Fizemos uma entrevista com o CEO da empresa Tá na Hora, que possui um produto para melhor comunicação médico-paciente. Segue, abaixo, na íntegra:

1) Quais são seus principais produtos hoje e como eles agregam valor para o seu cliente?

O produto principal da Tá na Hora é medico.com.vc, um sistema que automatiza comunicação com pacientes através de SMS automatizado e interativo. Está usado para acompanhar pacientes no pré- e pós-cirurgico e na gestão de condições crônicas. Os pacientes recebem informação importante nos celulares deles, como lembretes, alertas, dicas e também podem responder sobre sintomas, dor, etc. -- a sistema responde automaticamente e avisa médicos em caso de urgências. O valor para médicos/clínicas/hospitais são: melhor saúde de paciente (dá para identificar sintomas, logo antes, e melhorar comportamento de paciente), melhor experiência de paciente (menos ansiedade, informação certa), menos ligações e comunicação não necessária com o médico/clínica, e menos delays ou cancelamentos de procedimentos por causa de melhor coordenação. Planos de saúde usam o serviço para diminuir custos de seus pacientes crônicos.

2) Como foi o ano de 2014 para vocês?

Lançamos a empresa nesse ano, desenvolvemos o produto, fizemos testes e pilotos, e agora estamos com clientes, muitos usuários, e estamos escalando a empresa. Sempre é difícil entrar no mercado de saúde, então demorou muito tempo para rodar pilotos, achar clientes, mas no final está dando certo.

3) Quais as principais conquistas de 2014?

Lançamos a medico.com.vc beta, e logo depois criamos um versão 1. Fizemos parcerias com alguns hospitais e médicos importantes no país, e fechamos com alguns clientes. O sistema achou sintomas ruins em vários pacientes horas ou dias antes de medicos. Pacientes deram uma nota média de 9.4/10 de utilidade da programa. A taxa de resposta é de 90-100% ao perguntas.

4) Por que sua startup deveria estar entre as finalistas do Startup Saúde 2014?

Porque primeiramente criamos alguma coisa completamente nova e feita particularmente para o mercado brasileiro. Nós não copiamos conceitos dos EUA ou Europa; na verdade, criamos nossa solução para esse país/mercado baseado no problema que vimos aqui. Segundo, criamos um ferramenta que pode ser usada pelo sociedade inteira -- não só classe A ou clínicas privadas, etc. -- por isso fizemos aceleração da Artemisia, um acelerador de empresas com impacto social - queremos que nossa solução possa ser usada por todas as classes -- privado e público -- todo mundo tem celular com SMS! Nós ganhamos também o prêmio de Grand Challenges Canada e o Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, para usar a nossa tecnologia para ajudar na gravidez e primeira infância de mães de baixo renda.

5)  Como sua Startup poderá mudar a saúde no Brasil ?

Falei um pouco sobre isso na resposta (4). Mas, em geral, nós estamos vendo que a saúde está se digitalizando - EMRs, agendamento online, resultados de exame na nuvem, telemedicina - e a comunicação com os pacientes fora do consultório ainda está sendo feita com ligações, emails ou, simplesmente, não está sendo realizada. Ou seja, está basicamente sem disrupção. Nós estamos vendo uma grande tendência em automação de saúde, então a mesma coisa pode acontecer com follow-ups, coaching para pré-/pós-operatório e gestão de doenças. O Tá na Hora acredita que em 3-5 anos será inaceitável não monitorar os pacientes desta maneira e nós esperamos que nossa solução seja líder no Brasil.