A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou o primeiro curso de pós-graduação em Radiofarmácia oferecido por uma universidade privada no país. Em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados na área, a Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS apresenta uma especialização que visa suprir essa lacuna no mercado.
Com o avanço tecnológico e científico, especialmente em campos como oncologia, cardiologia e neurologia, a necessidade de especialistas em Radiofarmácia tem se intensificado. O curso oferecido pela PUCRS destaca-se por sua abordagem prática e inovadora, com ênfase na fabricação de radioisótopos utilizados na medicina.
“Dentro de um curto espaço de tempo, os profissionais que forem atuar em Radiofarmácia deverão ter um certificado de especialista ou apresentar comprovação de atuação na área nos últimos anos”, explica a professora Cristina Jeckel, coordenadora da especialização. Ela enfatiza a importância de certificação ou comprovação de atuação na área para profissionais que desejam ingressar ou se destacar neste campo.
O diferencial do curso é a oportunidade de estágio no renomado Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer), proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva na área. Além disso, o corpo docente conta com profissionais de destaque em institutos e centros de pesquisa nacionais e internacionais, garantindo uma formação de excelência aos participantes.
Frederico Werlang, coordenador de produção de Radiofármacos do InsCer, destaca a relevância do curso para o mercado de trabalho atual. “O curso é um grande diferencial na carreira de qualquer pessoa da Radiofarmácia. Estamos comprometidos em formar profissionais que estejam aptos às atividades práticas que o mercado de trabalho exige nos dias de hoje”, comenta Frederico Werlang, coordenador de produção de Radiofármacos do InsCer.