This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Grupo Pardini anuncia líderes da nova unidade de negócios de medicina personalizada

By 29 de agosto de 2019 Destaques, Voz da Marca

Armando Fonseca assume como Diretor Médico-Científico e Débora Fonseca Filgueiras como Diretora de Negócios na nova área. Ambos atuavam na DLE, empresa adquirida pela companhia no ano passado

Após investir mais de R$ 140 milhões em aquisições de laboratórios especializados nos últimos anos, o Grupo Pardini, um dos maiores players de medicina diagnóstica do Brasil, avança na consolidação definitiva de uma unidade de negócios dedicada à Medicina Personalizada. Para liderar esse processo, foram nomeados dois profissionais de ponta no segmento.

Uma das principais referências em doenças raras no país, o médico Armando Fonseca é o novo Diretor Médico-Científico da Unidade de Negócios Medicina Personalizada do Grupo Pardini. Fundador e diretor-geral do laboratório DLE – Diagnósticos Laboratoriais Especializados, Fonseca passa a ser responsável também pela estratégia de genética e genômica do Grupo com as marcas Progenética, Diagnóstika e Biocod, integrando ainda a área de genética do Hermes Pardini. Já a diretoria de Negócios de Medicina Personalizada passa a ser liderada pela gestora de saúde Débora Fonseca. Ambos estarão vinculados à Vice-Presidência Comercial, Marketing e Inovação, liderada por Alessandro Ferreira. “Incorporamos as melhores empresas do Brasil para dar robustez à Unidade de Negócios Medicina Personalizada. Para o Grupo Pardini, faz sentido consolidar essa área, ampliar o acesso e levar solução para quem precisa, independentemente da localidade. Esse é o objetivo e o propósito do Grupo”, destacou Alessandro Ferreira.

Medicina Personalizada é uma nova abordagem mundial e começou a ser disponibilizada, de forma pioneira no Brasil, pelas empresas que compõem o Grupo Pardini. Pode ser definida como o uso da genética e das técnicas de genômica para identificar padrões específicos em pacientes e/ou em doenças manifestadas em uma pessoa. Dessa forma, é possível a classe médica adotar uma conduta personalizada na prevenção ou no tratamento de patologias, auxiliando na utilização de drogas e medicamentos de acordo com o perfil genético de cada paciente. A partir do momento em que se reúne informações clínicas e laboratoriais, por meio das quais é possível identificar precisamente a doença, a mutação e o tratamento, existe a Medicina Personalizada. Mais do que uma nova tecnologia, é uma nova abordagem clínica e terapêutica. Considera-se o tratamento certo, na hora certa, para a pessoa certa.

Atualmente, o Grupo Pardini oferece diagnóstico de Medicina Personalizada em diferentes especialidades graças à expertise de cinco empresas: Progenética, pioneira em oncologia laboratorial; Diagnóstika, especializada em imunohistoquímica e patologia molecular; DLE, empresa especializada em Genética Humana, Doenças raras e Erros Inatos do Metabolismo; Biocod, com aconselhamento genético, e o próprio Hermes Pardini, com mais de 20 anos de pesquisa e experiência em genética. O Grupo possui mais de 8 mil tipos de exames em seu portfólio. No ano passado, foram mais de 3 milhões de testes realizados nessa área.

Agora, tendo concretizado a integração de profissionais e serviços, o Grupo Pardini entende que é o momento adequado para consolidar a atuação em uma unidade de negócios dedicada. Com isso, espera-se trazer mais celeridade aos avanços científicos, bem como ampliar as possibilidades para médicos e pacientes. “Uma coisa é lançar um programa de trabalho ainda experimental. Outra é construir pilares que partem de aquisições de empresas sólidas e relevantes. É assim que fazemos no Grupo Pardini. Atualmente, com cinco empresas referência e uma parcela relevante do mercado, nos sentimos confortáveis para assumir uma postura mais ativa, simplesmente porque as entregas e os resultados são concretos – tanto para pacientes e médicos, quanto para os negócios da companhia”, explica o presidente do Grupo Pardini, Roberto Santoro. A projeção é de que em cinco anos a Unidade de Negócios Medicina Personalizada corresponda a 30% do faturamento total do Grupo Pardini.

Armando Fonseca é médico, formado pela Faculdade de Medicina de Campos, especialista em Pediatria e Patologia Clínica pela Associação Médica Brasileira com MBA pelo instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É fundador e diretor geral da DLE, empresa especializada em Genética Humana, Doenças raras e Erros Inatos do Metabolismo que, desde 2018, passou a integrar o Grupo Pardini. Membro associado das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Patologia Clínica, Genética Médica e Genômica, Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas, Society for the Study of Inborn Errors of Metabolism – SSIEM e Sociedad Latinoamericana de Errores Innatos del Metabolismo y Pesquisa Neonatal. É ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo.

Débora Fonseca Filgueiras é graduada em Relações Internacionais pelo IBMEC, com especialização em Marketing pela Coppead/UFRJ, pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por seis anos, atuou como Executiva de Negócios e Diretora de Negócios do DLE, empresa especializada no diagnostico de genética humana, doenças raras e erros inatos do metabolismo. Desde maio de 2019 é Diretora de Negócios da Medicina Personalizada do Grupo Pardini, que responde pela atuação das empresas DLE, Progenética, Diagnóstika e o departamento de genética do Hermes Pardini.

Grupo Pardini

About Grupo Pardini

O Grupo Pardini está entre as maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país com um portfólio de mais de 8 mil exames e um faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2018. O Grupo possui 10 marcas: Hermes Pardini, Padrão, Diagnóstika, Progenética, Biocod, Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CNMG),Ecoar, Humberto Abrão, DLE e Toxicologia Pardini. Conta com quatro canais de venda: Laboratório de Referência (Lab-to-Lab); Medicina Personalizada; Toxicologia; e Unidades de Atendimento ao Paciente (Patient Service Center - PSC), que processaram mais de 92,8 milhões de exames em 2018. Possui 120 unidades próprias em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O Grupo foi pioneiro no Brasil na montagem de um parque automatizado em grandes proporções.

Leave a Reply