150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Conheça a importância do Farmacêutico na logística hospitalar

Publicidade

Dia 20 de janeiro é celebrado o dia do farmacêutico, profissional habilitado e responsável por todos os processos que envolvem desde o desenvolvimento, até o manuseio e administração de medicamentos, e que ainda agrega suma importância nas atividades de logística hospitalar.

A despeito de toda a tecnologia e automação que possam existir nos projetos de logística hospitalar, a presença do farmacêutico na coordenação dos medicamentos e insumos envolvidos no processo é indispensável, devido ao seu conhecimento sobre a composição, características e necessidades de todos os materiais envolvidos e que refletem diretamente em sua armazenagem para a distribuição final. Ou seja, envolvem desde locais específicos para acondicionamento, considerando temperatura, segurança, identificação, até data de validade e suas condições para a prescrição médica. Este profissional também é responsável por ajudar o departamento de compras, observando a necessidade e o fluxo de insumos.

Outro papel importante do farmacêutico no sistema de logística hospitalar é definir o fracionamento das dosagens, processo delicado e que envolve diretamente a segurança do paciente, já que dados da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, indicam que cerca de 14,4% dos casos de erros de medicação ocorrem durante o fracionamento não realizado por profissionais/processos habilitados. Por isso é essencial a atuação de profissionais capacitados e sincronizados com processos e tecnologias bem estruturados com o apoio da rastreabilidade e afins.

Ainda dentro do projeto logístico, ele pode atuar em uma extensão da Central de Armazenamento e Distribuição, como uma farmácia ambulatorial, por exemplo, sendo responsável por validar a prescrição médica e passar as informações técnicas de uso do medicamento ao paciente. Em nossas operações eles atuam coordenando várias centrais, farmácias e todas as equipes envolvidas de ponta a ponta.
Como se vê, a atuação do farmacêutico é bem ampla e estratégica na logística hospitalar, tendo em nossas operações o seu devido reconhecimento e nossos agradecimentos neste dia especial em sua homenagem.

Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar

       
Publicidade

Deixe uma resposta