This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

United Health e Facebook na mesma página?

By 4 de julho de 2019 Colunas, Destaques, Mercado

Nas últimas semanas, duas notícias aparentemente sem ligação, mas essencialmente conectadas, colocaram duas empresas líderes de mercados diferentes na mesma página em termos de inovação. Enquanto o Facebook – uma rede social – contratava o ex-Head do Google Health, Roni Zieger, para desenvolver projetos de saúde para sua plataforma, a United Health – uma empresa de saúde – anunciava a aquisição da Patients Like Me, uma rede social para pacientes crônicos.

De um lado, a rainha das redes sociais decidiu dar um passo firme no setor de Healthcare – depois que Amazon, Apple, Google e Microsoft fizeram o mesmo – e irá focar, num primeiro momento, em grupos de apoio para que pacientes possam se apoiar emocionalmente e educar-se a respeito das suas doenças, com mais privacidade. Por esse motivo trouxe para dentro de seu QG a experiência de Roni, que após deixar o Google em 2012, fundou a Smart Patients – uma outra rede social de pacientes crônicos que continuará seu caminho de sucesso sob nova direção.

Já a United Health adquiriu uma rede social formada por diversos grupos de doenças, explicando que irá utilizar os dados gerados nessas comunidades online para conhecer melhor os pacientes. Obviamente que o know-how de engajamento também deverá lhe interessar – e muito! – principalmente em se tratando de pacientes crônicos. E o comentário no mercado americano é de que essa iniciativa irá ficar debaixo do guarda-chuva da Optum.

Trata-se de um movimento que deve ser seguido por outros players, uma vez que essa combinação reconhecidamente aumenta o engajamento nos tratamentos médico e medicamentoso, e isso interessa tanto à big pharma quanto às operadoras de saúde. Num recente artigo publicado pela revista de Inovação de Stanford (chamado “Emergente mundo das comunidades online na saúde”) várias facetas desse formato assistencial foram reveladas em detalhes e podem ajudar a entender melhor a razão de ser desse modelo. Trata-se de uma nova forma de empoderar pacientes e cuidadores e que deverá levar parte das estratégias de gestão de saúde populacional para as nuvens, daqui em diante. É esperar para conferir, curtir e compartilhar.

Istvan Camargo

About Istvan Camargo

Atualmente conectado ao universo da Medicina Diagnóstica, tendo ingressado no Grupo Sabin em 2018, Istvan Camargo vem inovando na Saúde há mais de 10 anos. Já desenvolveu serviços e estratégias de impacto para Operadoras de Saúde, Farma e Clínicas Populares. Foi pioneiro na criação de redes sociais de saúde, tendo criado cases de sucesso para grandes centros de pesquisa científica e grupos de apoio a pacientes crônicos. Realizou +30 palestras sobre temas ligados à Saúde Digital em conferências como Social Media Week, Campus Party e Health 2.0 LATAM.

Leave a Reply