This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tarifas, impostos e importação de materiais hospitalares: como tudo isso impacta na saúde

Medida do Governo Federal que zera alíquota de importação de materiais hospitalares gera reflexos no setor

Recentemente, o Governo Federal zerou a alíquota de importação de quase 500 produtos hospitalares complexos, a fim de aumentar o poder de investimento dos hospitais nesses equipamentos e tratamentos, ofertando mais qualidade para os pacientes.

Apesar de considerar a importância da medida e um avanço para o setor, não podemos nos esquecer da necessidade de, também, criar subsídios para os fabricantes nacionais, uma vez que a medida aprovada terá impacto sobre eles, especialmente se analisarmos que o volume de importação já é muito superior à produção interna, segundo dados da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios).

De acordo com a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), a média de investimentos em bens de capital representa cerca de 10% das receitas brutas dos 121 hospitais filiados à entidade, dado que corrobora com a medida do Governo e também com a necessidade de desenvolvermos políticas de incentivo às empresas nacionais para produção desses equipamentos, como máquinas de produção de medicamentos, exames e cirurgias, para que sejam competitivas.

Um dos pilares da logística hospitalar, na qual atuo há mais de 30 anos, é o investimento nos recursos tecnológicos que impactam expressivamente para a melhor performance dos projetos que gerenciamos, a partir de otimização de processos, aumento de eficácia e segurança, e maior economicidade em todas as pontas. Por isso, sabemos a dimensão da medida do governo para o desenvolvimento de grandes oportunidades para os serviços de saúde do nosso país.

Mas também consideramos que medidas como estas sejam analisadas quanto ao atingimento de toda a cadeia envolvida, favorecendo para além dos serviços de saúde nacionais, também a indústria fornecedora nacional para que o País promova equilíbrio e crescimento sustentável para todos.

Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar

Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

About Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

Reconhecido por diversos anos seguidos como uma das personalidades mais influentes da saúde, nascido em Alqueidão (Portugal) e naturalizado brasileiro, Domingos Fonseca é administrador de empresas (PUC/SP), reconhecido empresário das áreas de transporte e logística e ex-Presidente da Associação Nacional do Transportes Rodoviário de Carga (NTC&Logística). Atual Presidente da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina.

Leave a Reply