This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Empreender em Saúde para a 3 Idade: Os desafios do cuidado aos idosos ! (Alessandra Gallo)

By 29 de outubro de 2011 Colunas

O cuidado ao idoso começa no desafio de um envelhecimento saudável, ele é a chave da qualidade de vida do futuro. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos e pesquisados por profissionais de todo o mundo.  Estamos aprendendo juntos como agir e gerir sistemas de saúde com o aumento populacional e envelhecimento da população

De acordo com o estatuto do idoso, a intensidade e efetividade do respeito aos idosos demonstram o grau de desenvolvimento educacional de um povo. E como dito no evento “Administração de Saúde e Inovação no Brasil” –  apoiado pelo empreender saúde por Maurício Ceschin – Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS disse “Cuidar do idoso hoje, é cuidar do nosso amanhã.”

É necessário que os gestores de saúde estejam comprometidos e planejados por este processo, pois os idosos que já são grande parte da demanda por saúde, amanhã serão a maior e isso implica em planejamento de como essa demanda será atendida.

O envelhecimento populacional é mais do que uma realidade atual, é uma conquista da humanidade.  Entretanto existem fatores que precisam ser trabalhados pelo idoso e pelo cuidador. O primeiro como a superação de barreiras emocionais, econômicas e físicas e por parte dos idosos o equilíbrio entre e  perdas e medos como, perda gradual de pessoas queridas, dos papeis sociais, da saúde e habilitação. Medo da dependência, da solidão, dainstitucionalização do abandono e da morte.

O idoso merece um cuidador restaurador não faz pelo idoso, faz para o idoso! Essa é uma titude de respeito melhoram a auto-estima e a socialização. A vida pode ser melhor.

“Envelhecimento é o processo

Envelhecer o fato

Idoso é o sujeito

Este sujeito passa por um fato de processo

Progressivo, universal e extrínseco”

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-Acuic8JoII]

Alessandra Gallo Petraroli

Gestora em saúde especializada em assistência à 3 idade


Fernando Cembranelli

About Fernando Cembranelli

Leave a Reply