INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Design Baseado em Evidência

By 8 de fevereiro de 2019 Colunas, Destaques

Grande parte da prática de projetar em arquitetura é baseada em conhecimento, melhores práticas e experiência. Em arquitetura hospitalar, principalmente experiência. Cada projeto é um exercício de imersão dentro da cultura de cada organização onde somos inundados de informações sobre demandas, fluxos, usos e desenhos operacionais. Com o passar do tempo, aprendemos quais são os conceitos e soluções que trazem melhores resultados, mas muitas vezes vender essas idéias pode se revelar um desafio.

Decisões de projeto baseadas em experiência podem parecer aleatórias ou intuitivas. Mas e se houvesse uma forma de comprovar o desempenho daquela proposta? Uma das maneiras é através do Design Baseado em Evidência. Segundo o Center for Health Design, Design Baseado em Evidência é o processo de basear decisões sobre o ambiente construído em pequisa confiável para atingir os melhores resultados possíveis. São raros os profissionais credenciados neste processo no Brasil, acreditação chamada EDAC, apesar dos inúmeros benefícios que a base científica agrega à profissão e ao projeto.

Diante do cenário de transição do sistema de saúde, no qual a entrega de valor passará a ser protagonista e controle de custos e experiência do paciente serão diferenciais importantes dentre os provedores, o ambiente construído será cada vez mais tema chave de discussões estratégicas. O planejamento hospitalar tem grande influência na operação e consequentemente na eficiência e custos. Além disso, é parte essencial da experiência do paciente. Segundo a poeta americana Maya Angelou, as pessoas vão esquecer o que você falou, vão esquecer o que você fez, mas nunca vão esquecer como você fez elas se sentirem. E o ambiente que nos rodeia tem grande participação na maneira como nos sentimos, especialmente quando estamos mais sensíveis e frágeis.

Sendo assim, acredito que exista um grande campo a ser explorado na arquitetura hospitalar através da ferramenta de pesquisa. Momentos de transição são também oportunidades para aplicação de novas técnicas que colaborem na evolução do sistema de saúde e que simultaneamente contribuem no desenvolvimento profissional e quebra de paradigmas.

Bruna Monzillo

About Bruna Monzillo

Bruna Monzillo é consultora em Planejamento Estratégico e Arquiteta com vasta experiência em projetos e planos diretores de grande escala. Especializada em Arquitetura e Planejamento Hospitalar, possui MBA em Gestão de Saúde e acreditação EDAC pelo Center for Health Design. Atua como Gerente de Estrategia na Albert Kahn Associates. Possui foco em pesquisa e inovação e sólida experiência em Arquitetura Restaurativa, acreditada LEED AP BD+C e DGNB Consultant.

Leave a Reply