This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Confira cinco tecnologias que melhoram a rotina médica

Hoje, um bom médico não é apenas aquele profissional que realiza o melhor atendimento, faz diagnósticos precisos e consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para alcançar esses objetivos, ele também precisa trabalhar com equipamentos tecnológicos que o auxiliam no dia a dia de seu consultório. Há soluções voltadas para a organização financeira, outras que ajudam no tratamento dos pacientes e até que automatizam processos. Saber conciliar cada um destes recursos potencializa o atendimento. Veja cinco tecnologias já existentes e que melhoram a rotina do profissional de saúde.

1 – Prontuário eletrônico

É a principal ferramenta de gestão do consultório médico. Com ele, é possível emitir receitas médicas, armazenar o histórico do paciente, possuir uma agenda inteligente de contatos, agilizar a solicitação de exames e até mesmo fazer o controle financeiro completo, incluindo o faturamento de convênios. As melhores marcas do mercado ainda possuem a certificação NGS-2 do Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Assim, o médico pode sincronizar a assinatura digital à plataforma e eliminar o uso de papel em sua rotina. Para acessar as recomendações do CFM e da SBIS sobre sistemas clique aqui.

2 – Dispositivos portáteis de monitoramento

Os wearables (vestíveis, na tradução) não chegam a ser uma novidade: as pulseiras que registram batimentos cardíacos, por exemplo, já estão nos braços dos adeptos de atividades físicas há algum tempo. Contudo, a evolução das possibilidades desse equipamento para a área de saúde o coloca como item essencial para a saúde nos próximos anos. Com eles, o médico pode ter acesso a dados importantes de seus pacientes, como pressão arterial, frequência cardíaca, controle calórico, entre outros. Isso permite uma análise mais detalhado no diagnóstico dos pacientes.

3 – Telemedicina

A expressão diz respeito a tecnologias que facilitam a relação entre médicos e pacientes à distância. O atendimento remoto para tratamento e diagnóstico é mais uma fronteira que está sendo ultrapassada graças aos recursos tecnológicos. Hoje, já é possível realizar conversas por vídeo em tempo real com as pessoas, ideal em casos mais urgentes, analisar resultados de exames e até orientar o primeiro tratamento em determinados casos. Isso gera não só uma economia financeira para ambas as partes, como também agiliza o atendimento por evitar o deslocamento até o consultório. O CFM está trabalhando para regulamentar o uso da telemedicina e, em breve, os profissionais de saúde deverão ter acesso a orientações detalhadas sobre como usá-la.

4 – Inteligência Artificial

A união de dados e equipamentos tecnológicos é a base da Inteligência Artificial, uma das principais tendências esperadas na medicina. O conceito explica a capacidade dessas ferramentas aprenderem a partir dos processos realizados. Assim, elas conseguem, sozinhas, executar determinadas funções. Em um consultório, por exemplo, soluções de IA podem automatizar a gestão financeira, por exemplo, ou até ajudar na organização das informações do paciente, antevendo situações de diagnóstico.

5 – Impressão 3D

Ainda é cara e restrita a grandes grupos hospitalares, mas é questão de tempo para as impressoras 3D se transformarem em tecnologias comuns também nos consultórios médicos. Afinal, a popularização e o maior uso tendem a diminuir os custos de produção nos próximos anos. Assim, os profissionais de saúde podem agilizar os atendimentos aos pacientes em determinados casos, uma vez que eles mesmos podem imprimir próteses e equipamentos, por exemplo. Contudo, a evolução da biotecnologia pode elevar esta questão a um outro patamar, como a impressão de pele e tecidos sintéticos.

Tiago Delgado

About Tiago Delgado

Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios. É formado em Comunicação Social pela ESPM e Mestre em Marketing pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. No Reino Unido, atuou como gerente de comunicação de contas como Mercedes-Benz e Audi.

Leave a Reply