This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Cinco dicas de Natal para você tornar a sua startup de saúde uma realidade!

By 22 de dezembro de 2011 Colunas

Este ano foi excelente para o Empreender Saúde! Realizamos eventos incríveis, fizemos novas amizades e descobrimos o prazer em poder a ajudar a fomentar o empreendedorismo e a inovação em saúde no Brasil !

Sem dúvida alguma há um grande desafio e uma grande oportunidade para os empreendedores de saúde brasileiros, à medida que há muitos investidores olhando ativamente para o Brasil e muitos destes estão interessados no setor saúde. Contudo, muitos empreendedores neste setor ainda estão lutando com o desafio de tirar os planos de negócio da gaveta e começar a testar seu modelo na realidade.

Nesta fase, temos observado que muitos empreendedores falham ao não explorar o seguinte:

 1-    Qual o tamanho real do seu mercado? (Em número de potenciais clientes e  valor financeiro envolvido)

Ao criar uma solução potencial para o mercado de fisioterapeutas por exemplo, você deve explicar claramente o número destes profissionais no seu mercado alvo, se for Brasil como está a distribuição por estado, qual a renda média destes profissionais e outras informações que possam caracterizar o seu mercado consumidor.

2-    Qual problema você está tentando resolver?

Explicar o problema que você está tentando resolver é essencial para os investidores qual o potencial da solução que você está propondo.

Se for um problema característico do setor saúde como plantões médicos, o empreendedor deve ter certeza de explicar com clareza quais as dimensões do problema, suas características e oportunidades associadas.

3-    Qual o diferencial da sua solução?

Se você está lançando uma startup de base tecnológica, como agendamento de consulta on-line, não basta ter a tecnologia para conquistar o investidor ou ganhar mercado, pois tecnologia pode ser facilmente copiável, ao invés disso você deve pensar como a sua empresa pode agregar valor além da tecnologia.

4-Quem é o seu time?

     Muitos empreendedores subestimam a importância de apresentar um    time forte e coeso perante os investidores e o mercado, muitos profissionais que têm o domínio técnico acreditam que este conhecimento lhes bastará para convencer o mercado de que possuem uma tecnologia vencedora. Este é um erro grave, pois um excelente TIME é um dos elementos mais importantes, se não o mais importante para o sucesso de uma idéia. A Clínica Mayo nos Estados Unidos nasceu do ideal dos irmão Mayo, renomados cirurgiões que decidiram abrir mão de sua clínica pessoal para criar uma organização filantrópica que sobrevivesse a eles e se tornasse uma referência em assistência à saúde.

5-    O que o mercado acha da sua solução?

Por melhor que seja a sua solução, os investidores vão sempre preferir apostar numa idéia que já tenha sido validada pelo mercado. Assim, é sempre importante salientar a base de clientes que você já tem, vendas contratatadas, pesquisa de mercado realizadas com possíveis clientes, comparativo entre soluções semelhantes existentes no mercado com seu respectivo preço. Em muitos casos, se a sua solução oferecer algo gratuito como o Facebook ou Twitter será fundamental mostrar como os usuários já cadastrados estão repondendo a esta ferramenta, como está sendo o crescimento do número de acesso, quantos cliques por usuário ou outras métricas que permitam ao investidor vislumbrar o valor potencial deste negócio.

Esperamos que estas breves orientações representem uma pequena pedra na estrada que os empreendedores em saúde no Brasil e no mundo tem que percorrer, rumo a realização de seus sonhos pessoais e coletivos.

Ótimas Festas,

Fernando Cembranelli

Equipe EmpreenderSaúde

Fernando Cembranelli

About Fernando Cembranelli

Leave a Reply