This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

O que faz um Medical Science Liaison (MSL)?

By 13 de outubro de 2015 Carreiras
medicamento-remedio

Novas profissões no setor farmacêutico têm surgido nos últimos anos, muito por conta da entrada dos genéricos, das novas tecnologias e necessidades do mercado. Entre as novas profissões está o Medical Science Liaison (MSL). Mas afinal o que faz um Medical Science Liaison?

É o profissional que entra em contato com os líderes de opinião da saúde para informá-los a respeito dos estudos realizados antes mesmo do lançamento de um medicamento. Essa abordagem tem um perfil técnico, onde o assunto são as moléculas, e não comercial, sem menção de marca.

Há pouco tempo esta função era exercida exclusivamente por médicos. Atualmente o cargo pode ser ocupado por biomédicos, biólogos, fisioterapeutas e dentistas, com doutorado etc. A remuneração varia entre 15 mil a 18 mil reais.

Em entrevista ao Saúde Business, o professor do departamento de Administração da FEA-USP, Marcelo Pedroso, esclareceu um pouco mais sobre essa profissão, já que coordena um curso de MSL por meio da Pró-Saúde-FIA:

Qual o perfil ideal para ser um MSL ?
A maior parte dos MSL tem um patamar científico alto (MD, PHD PharmD ou cursos específicos de capacitação ou especialização) e, a partir de sua posição no mercado, serve como uma “ponte de comunicação” entre as indústrias (farmacêutica, biotecnológica e de equipamentos) e os médicos e profissionais da saúde. É um profissional com conhecimentos multidisciplinares e atualizado especialmente em pesquisa clínica.

Quais as responsabilidades de um MSL?
Profissional que pode comunicar conceitos científicos complexos e promover o equilíbrio dos objetivos clínicos com as oportunidades de negócios.
O MSL atua como consultor científico para viabilizar a ligação entre a indústria e os médicos e/ou formadores de opinião.

Qual o objetivo do curso de MSL na Pró-Saúde-FIA?
Discutir conceitos multidisciplinares envolvidos nas diferentes funções e atividades de Medical Science Liaison (MSL) e aprimorar recursos humanos especializados para atuação em Pesquisa Clínica.

O que será coberto no curso?
– Panorama da inovação biotecnológica no Brasil e seus fatores determinantes;
– O papel do MSL na Indústria Farmacêutica, CROs e Marketing Científico. Gestão de relacionamento entre o Medical Science Liaison (msl) e o centro de pesquisa;
– Estudos de iniciativa de Investigadores (Investigator-driven study – IDS) e Estudos Observacionais. Gestão de relacionamento com líderes de opinião;
– Aspectos estatísticos na elaboração da sinopse do protocolo: plano estatístico, randomização e cálculo do tamanho amostral. Tipo de análises em Ensaios Clínicos: ITT e PP;
– Estudos de não inferioridade, equivalência e superioridade: aspectos estatísticos. Conceitos estatísticos aplicados em Ensaios Clínicos: principais testes estatísticos;
– Uso das diferentes bases de dados nas atividades de Medical Science Liaison (MSL). Principais bases de dados de acesso livre e restrito;
– Compliance nas atividades médico/científicas. Princípios e Boas Práticas na condução de atividades e interações com a comunidade médico-científica. Interações entre o departamento médico, departamento de marketing e a comunidade médico-científica.

Serviço:
Carga horária: 20 horas-aula
Datas: 09/11, 16/11, 23/11, 30/10 e 07/12
Quem serão os professores do curso:
1ª AULA (02hs):
Panorama da inovação biotecnológica no Brasil e seus fatores determinantes: PARTE I:
1-capital humano, 2-infraestrutura para P&D, 3-proteção à propriedade intelectual, 4- ambiente regulatório. Professor: Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
2ª AULA (02hs):
Panorama da inovação biotecnológica no Brasil e seus fatores determinantes: PARTE II:
5- estruturas de transferência de tecnologia, 6-incentivos comerciais e mercadológicos e 7-segurança jurídica. Professor: Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
3ª AULA (02hs):
O papel do MSL na Indústria Farmacêutica, CROs e Marketing Científico. GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE O MEDICAL SCIENCE LIAISON (MSL) E O CENTRO DE PESQUISA. Professor: Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
4ª AULA (02hs):
Estudos de iniciativa de Investigadores (Investigator-driven study – IDS) e Estudos Observacionais. Gestão de relacionamento com líderes de opinião. Professor: Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
5ª AULA (02hs):
Aspectos estatísticos na elaboração da sinopse do protocolo: plano estatístico, randomização e cálculo do tamanho amostral. Tipo de análises em Ensaios Clínicos: ITT e PP. Professores: Dr. Ruben Javier Sciuto, MD, PhD. e Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
6ª AULA (02hs):
Estudos de não inferioridade, equivalência e superioridade: aspectos estatísticos. Conceitos estatísticos aplicados em Ensaios Clínicos: principais testes estatísticos. Professores: Dr. Ruben Javier Sciuto, MD, PhD. e Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
7ª AULA (02hs):
Uso das diferentes bases de dados nas atividades de Medical Science Liaison (MSL). Principais bases de dados de acesso livre e restrito. Professores: Fernando de Rezende Francisco e Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
8ª AULA (02hs):
Compliance nas atividades médico/científicas. Princípios e Boas Práticas na condução de atividades e interações com a comunidade médico-científica. Interações entre o departamento médico, departamento de marketing e a comunidade médico-científica. Professores: Fernando de Rezende Francisco e Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
9ª AULA (02hs):
Seminário com apresentação de casos práticos pelos alunos. Professores: Dr. Ruben Javier Sciuto, MD, PhD, Fernando de Rezende Francisco e Dr. Luis Lopez Martinez, PhD.
10ª AULA (02hs):
Avaliação. Professor: Dr. Luis Lopez Martinez, PhD

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply