O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), o InovaHC e o Instituto Butantan lançaram uma nova turma do MBA em Gestão da Inovação em Saúde. Único no país, o curso é voltado para profissionais da saúde e interessados na área de inovação. Com um projeto piloto bem-sucedido no ano passado, a nova edição será oferecida no formato EAD, permitindo participação de alunos em todo o Brasil. O início está previsto para março de 2025.
MBA agora integra o Distrito de Inovação
A grande novidade deste ano é a inclusão do MBA no Projeto Distrito de Inovação, que conecta instituições como a USP, Instituto Butantan, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fapesp e a Prefeitura de São Paulo. Segundo a professora Linda Bernardes, coordenadora acadêmica do curso, essa integração fortalece o ecossistema de inovação, capacitando empreendedores para transformar ideias em negócios sustentáveis.
Para o Instituto Butantan, a parceria amplia o impacto do curso, atingindo profissionais de diversas áreas, como biotecnologia, pesquisa, engenharia de processos e ensaios clínicos. A professora Ana Marisa Chudzinski Tavassi, diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, destaca que a inclusão da Escola Superior do Butantan no MBA promove formação completa, abordando desde aspectos científicos e técnicos até processos regulatórios e de mercado.
Capacitação para lideranças e captação de recursos
O MBA é voltado para empresários, gestores, líderes e pesquisadores interessados em desenvolver estratégias de inovação em incubadoras, startups, setor público e empresas privadas. Segundo o professor Roger Chammas, da USP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o curso é um diferencial para profissionais que buscam financiamento para projetos, como o PIPE-FAPESP, que exige formação prévia na área de inovação.
Os alunos também são capacitados para desenvolver startups e captar investimentos, além de participarem de oficinas sobre redação de patentes, transferência de tecnologia, regulação sanitária, jornada do paciente, saúde digital, design thinking e modelos de negócios.
Colaboração com grandes instituições
O curso conta com a participação de especialistas de renomadas instituições, como InCor, Fiocruz (Bio-Manguinhos), Roche, Bionovis, Moderna, Pfizer, Sanofi, Novartis, Natura, Grupo Fleury, Universidade Johns Hopkins e Universidade do Sul da Califórnia, entre outras. Essa colaboração permite aos alunos uma imersão em toda a cadeia de inovação na saúde, facilitando a transformação de ideias inovadoras em soluções concretas para o mercado.
Mais informações
Para detalhes sobre inscrição e programação do curso, acesse: HCX FMUSP.