Desde a pandemia da Covid-19, cresceu de forma expressiva a preocupação com a saúde física e mental, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com o impacto de demandas físicas e emocionais, que se prolongam até hoje, mesmo tendo passado o período crítico da doença. Essa é também uma grande preocupação de psiquiatras e psicólogos que enfrentam o aumento dos casos de transtornos como ansiedade, depressão e burnout. 

A depressão, em especial, segue como o transtorno mental mais diagnosticado, afetando duas vezes mais mulheres do que homens. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 10% e 15% das mulheres em países industrializados e entre 20% e 40% em países em desenvolvimento sofrem de depressão durante a gravidez ou no período pós-parto. 

Nos países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento adequado. Em nações de alta renda, essa taxa varia de 35% a 50%. Além disso, a formação e capacitação de profissionais de saúde são cruciais para garantir a qualidade dos cuidados prestados. 

Capacitação como pilar na saúde mental 

Para o psiquiatra Gustavo Castellana, assessor científico de Psiquiatria do HCX Fmusp e membro do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HCFMUSP, “é necessária uma qualificação crescente dos profissionais, com constante atualização em abordagens recentes, medicamentos e terapias baseadas em evidências científicas”. 

Nesse contexto, o HCX Fmusp, centro de aprendizagem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, lançou novos cursos de especialização em Psiquiatria. A iniciativa inclui a primeira edição do curso de Psiquiatria Geral e quatro novos cursos: Psiquiatria Intervencionista, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Neuropsiquiatria e Psiquiatria Forense. As inscrições já estão abertas, e as aulas começam em março de 2025. 

Psiquiatria Geral 

A Especialização em Psiquiatria Geral aborda desde os conceitos básicos da área até temas complexos, como transtornos de personalidade, alimentares, psicóticos e depressivos, além de dependência química, ansiedade, epilepsias e demências. Castellana ressalta que o objetivo é preparar profissionais para diagnosticar e lidar com situações clínicas de alta complexidade, onde o conhecimento convencional pode ser insuficiente para decisões terapêuticas assertivas. 

Psiquiatria Forense 

A crescente complexidade dos delitos e das técnicas criminosas reforça a importância da Psiquiatria Forense na promoção da justiça, assegurando que a saúde mental seja devidamente considerada em deliberações legais. O curso de Especialização em Psiquiatria Forense do HCX Fmusp tem como foco preparar médicos para enfrentar dilemas éticos e atuar em perícias nas áreas de Direito Civil, Criminal, Previdenciário e Trabalhista. 

Daniel Barros, especialista do IPq-HCFMUSP, destaca que “todos os médicos que atuam na saúde mental enfrentam, em algum momento, dilemas éticos e questões legais, além de situações em que a saúde mental precisa ser avaliada em perícias médicas”. 

Os temas mais relevantes incluem a avaliação de imputabilidade penal, a análise de capacidade para decisões e o impacto de doenças relacionadas ao trabalho na capacidade laboral. 

Mais informações 

Curso de Especialização em Psiquiatria Geral: Saiba mais 

Curso de Especialização em Psiquiatria Forense: Saiba mais