A Faculdade Sírio-Libanês passa a oferecer, a partir deste ano, o curso de graduação em Medicina, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima. A nova graduação contará com 100 vagas anuais, distribuídas ao longo de 12 semestres, totalizando 8.600 horas de carga horária.

O curso propõe a integração entre ciência, tecnologia e uma abordagem humanizada na formação médica. A grade curricular inclui, desde os primeiros semestres, conteúdos que vão além dos temas tradicionais, abrangendo gestão, empreendedorismo, pesquisa, inovação e competências digitais, como análise preditiva de dados e saúde digital. Adicionalmente, o modelo pedagógico permite a personalização da jornada acadêmica por meio de trilhas optativas, com temas como Pensamento Computacional, Experiência do Paciente e Mindfulness.

Corpo docente e prática clínica

Com 98% dos professores portadores de doutorado, os educadores acumulam, em média, 17 anos de experiência clínica e nove anos em atividades de ensino. Os alunos terão acesso à prática desde o início, por meio de atividades que incluem discussões clínicas, atendimentos e a vivência em ambientes hospitalares, tanto no Hospital Sírio-Libanês quanto em unidades vinculadas ao Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), como o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri.

Como parte do compromisso com a ampliação do acesso ao ensino superior, a instituição destinará 10% das vagas a bolsas integrais. Essa iniciativa visa democratizar a oportunidade de formação de médicos e garantir a entrada de talentos diversos no mercado da saúde.

Infraestrutura

O curso será ministrado na sede da Faculdade Sírio-Libanês, um moderno campus de mais de 9 mil metros quadrados, localizado próximo à Avenida Paulista. A infraestrutura conta com 14 salas de aula, nove laboratórios equipados com tecnologia de ponta, uma biblioteca e um Centro Clínico Hiperrealístico, que simula ambientes hospitalares para proporcionar uma imersão prática aos estudantes.

Parcerias internacionais

A formação acadêmica também se beneficia de parcerias internacionais, com acordos de cooperação em ensino e pesquisa firmados com instituições como a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Charles University, na República Tcheca. Além disso, a Faculdade Sírio-Libanês, que já tem uma tradição na formação médica através de programas de pós-graduação e residências, acumula mais de 3.800 publicações científicas e aproximadamente 100 mil citações em revistas acadêmicas nos últimos 20 anos.

Inscrições

As inscrições para o curso de Medicina serão abertas em abril, e os interessados podem obter mais informações por meio do site da Faculdade Sírio-Libanês. Com essa nova graduação, a instituição amplia seu portfólio, que já inclui os cursos de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina.