A Faculdade Santa Joana, parte do Grupo Santa Joana, celebra a formação da primeira turma de pós-graduação lato sensu em Anestesia Obstétrica do Brasil. A instituição foi pioneira na criação deste curso, voltado para a formação de especialistas de excelência no cuidado à saúde materno-infantil.
Com duração de um ano, o programa combina atividades práticas e teóricas, realizadas tanto presencialmente quanto a distância. A grade curricular abrange 12 disciplinas, incluindo temas como analgesia de parto, redução de morbidade e mortalidade materna, recuperação pós-operatória e qualidade, segurança e gerenciamento de risco em maternidades.
Atividades práticas e corpo docente
As atividades práticas ocorrem no Centro de Simulação Realística do Grupo Santa Joana, certificado pelo SESAM (Society for Simulation in Europe). Os alunos são supervisionados por professores experientes e têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos no atendimento a gestantes internadas nas maternidades do Grupo.
O corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados, incluindo doutores, mestres e especialistas com ampla experiência acadêmica e clínica. As aulas são planejadas para equilibrar teoria e prática, aproveitando a infraestrutura hospitalar de excelência do Grupo e atendendo às necessidades individuais de cada aluno.
“A pós-graduação em Anestesia Obstétrica foi desenvolvida para compartilhar o conhecimento do Grupo Santa Joana na assistência à gestante com profissionais de todo o Brasil, contribuindo para a redução da mortalidade materna no País. A primeira turma contou com alunos de diversas regiões, incluindo estrangeiros e profissionais de estados como Paraná, Distrito Federal e Pernambuco, além de São Paulo. Essa especialização capacita os profissionais a se tornarem multiplicadores de conhecimento, aprimorando a qualidade do atendimento às pacientes”, destaca Lígia Mathias, diretora da Faculdade Santa Joana.
Certificações
O Departamento de Anestesia Obstétrica do Grupo Santa Joana é certificado como Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica (COE) pela SOAP (Society of Obstetric Anesthesia and Perinatology), possui expertise no atendimento a gestantes com acretismo placentário e é filiado à IS-PAS (International Society for Placenta Accreta Spectrum). Além disso, o grupo é acreditado pela JCI (Joint Commission International).
Inscrições
Para mais informações e inscrição, acesse o site da Faculdade.