This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Aloysio Campos, fundador da Rede Sarah, deixa marcas na Saúde brasileira

By 26 de janeiro de 2015 Carreiras
“Aloysio Campos da Paz Júnior provou ser possível a assistência médica pública de qualidade no País”. Esta é a mensagem deixada pela diretoria da Rede Sarah após falecimento de seu fundador, aos 80 anos, neste domingo (25), em Brasília. Ele estava internado na unidade Sarah Centro e faleceu por insuficiência respiratória. 

Apesar de carioca, Campos fez história em Brasília ao fundar, em 1960, o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, especializado em medicina ortopédica, onde era médico-cirurgião. Mais tarde foi estudar na Inglaterra, em Oxford, e voltou com o objetivo de transformar e expandir o centro. Atualmente a rede tem unidades em Brasília, Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro, Macapá (AP) e Bélem (PA).

Pelas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do médico, conhecido pelo valor de “trabalhar para que cada paciente fosse tratado com base no seu potencial e não nas suas dificuldades”, como costumava afirmar.
O velório está marcado para esta segunda-feira (26) na Ala dos Pinheiros do cemitério Campo da Esperança.

Outras paixões
Para quem não pode conhecer Aloysio Campos, além da medicina, ele cultivava outra paixão. A fotografia. Mesmo não tendo estudado formalmente, seu acervo de fotos mostra a sensibilidade de quem compreende e vive a arte de fotografar. Em entrevista para o Correio Braziliense, em 2012, ele confessa esperar o sol o tempo que for para captar a cena com a melhor luminosidade.

Para conservar sua obra e coleção de câmeras, Campos montou um museu na biblioteca da rede Sarah Kubitschek. Ali estão guardadas máquinas como a primeira versão submarina da Nikon, a primeira Nikon de titânio, uma Hasselblad, usada pelos astronautas para fotografar a Lua no projeto Apollo, entre outras Kodaks, Exactas, usadas para documentar os tratamentos no Sarah. 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply