INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

TI melhora o acesso da população aos medicamentos

By 19 de janeiro de 2016 Saúde Pública

Melhorar a acessibilidade da população aos medicamentos é um dos principais desafios da área de saúde pública. Muitos são os casos de abandono do tratamento, com piora no estado do paciente e aumento do número de retornos ou, até mesmo, um maior comprometimento da renda familiar com gastos por conta do acesso insuficiente aos remédios.

Um dos principais fatores que pode injetar eficiência na distribuição e acesso aos remédios é a tecnologia, seja em sistemas de gestão ou no planejamento voltado às farmácias populares, locais que concentram grande parte da oferta de medicamentos populares. Para isso, um sistema de gestão é essencial, já que ajudaria a diminuir os desperdícios e minimizaria o tempo de espera, um dos fatores que mais prejudica no atendimento à demanda de remédios. E, para ser eficiente, a gestão deve ter como principal alicerce a tecnologia.

Além da rastreabilidade, que em breve será implantada no país, a tecnologia atua como facilitador ao passo que unifica todo o sistema de distribuição de medicamento, possibilitando inclusive a avaliação de efeitos dos remédios administrados em cada tipo de tratamento. Com os relatórios gerados também é possível diminuir o índice de internações por intoxicação medicamentosa. Com os dados disponíveis e tratados se tem a verdadeira dimensão dos hábitos da população, o que possibilita o uso racional de remédios.

A tecnologia aliada à gestão de suprimentos médicos permite, portanto, gerenciar os medicamentos desde o momento em que eles são enviados para a unidade de saúde até o uso pelo paciente. Além disso, se faz possível com o sistema o acompanhamento detalhado do histórico do paciente, com a oferta de dados importantes como a dose e a frequência do uso do medicamento e a duração do tratamento. A TI também permite que sejam agendadas a entrega, inclusive disponibilizando o melhor local para o paciente retirar a medicação. Ou seja, ela atua de forma a facilitar e dar comodidade ao paciente, o que contribuirá com a qualificação e a ampliação do acesso da população aos medicamentos.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply