This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

O BI e a gestão de contratos em uma operadora de saúde

By 22 de julho de 2015 Operadoras

Assim como empresas em praticamente qualquer outro setor, operadoras de saúde estão inseridas em um mercado competitivo e, cada vez mais, são pressionadas a melhorar o atendimento prestado aos pacientes.

Para ao mesmo tempo se destacar e ter ganhos, mais do que uma eficaz estratégia corporativa, é preciso fazer uso de todos os dados gerados de maneira tática, estratégica e operacional. Não basta somente ter a informação se ela não é tratada e usada para fins analíticos.

Na área da saúde, principalmente no que tange a uma operadora de saúde, um sistema de BI (Business Intelligence) atua como verdadeiro aliado. Além de integrar informações de diferentes sistemas em uma só base de consulta, e permitir a análise e cruzamento de dados clínicos e administrativos para extrair inteligência ou conhecimento sobre o negócio, reduz custos e melhora processos.

A inteligência do sistema permite captar e tratar os dados da rede credenciada, do atendimento, da carteira de associados, bem como do faturamento, folha de pagamento e contabilidade (Backoffice).

Com um BI é possível criar indicadores que permitam analisar a sinistralidade da carteira, comparando as despesas de cada beneficiário ao longo de um determinado período. Do ponto de vista estratégico, oferece avaliações aprofundadas, que levam em conta quesitos como quantidade de exames e internações e custo médio dos procedimentos.

Gerenciar riscos de forma eficiente é outro grande desafio das operadoras de planos de saúde para se manter competitivas no mercado, e uma ferramenta de BI também auxilia nessa parte. Para uma operadora, risco é todo procedimento pontual que possa desequilibrar a apólice.

Na corrida para encaixar os gastos com assistência dentro do orçamento, é preciso buscar maneiras de prevenir episódios que possam onerar ainda mais as empresas. Nesse sentido, a preocupação com a gestão do cuidado otimiza recursos e reduz custos assistenciais.

Embora não sejam percebidos de imediato, os benefícios de um BI agregam valor não só no atendimento aos pacientes, como também ao trabalho da equipe médica. Um bom planejamento, a criação de processos e treinamento de equipe ajudam alcançar as métricas traçadas.

Na ponta final, esses ganhos promovem um envelhecimento mais saudável e o aumento da expectativa e qualidade de vida dos indivíduos. Para as operadoras, reduz sinistralidade, fraudes, glosas, melhora a relação custo x benefício dos planos de saúde, mensura e dimensiona a rede credenciada, aumenta a produtividade no repasse ao prestador e garante a qualidade dos serviços realizados pelos prestadores credenciados.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply