This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

PACS na nuvem: 10 vantagens e 7 desafios

By 24 de março de 2016 Medicina Diagnóstica

O aumento do volume de imagens geradas em radiologia, que somente nos Estados Unidos chega a 40% ao ano, a necessidade de se ter sistemas escaláveis e que possam se adaptar rapidamente ao crescimento das instituições e a busca por informações a qualquer hora e em qualquer lugar, impulsionada pela mobilidade, levam a uma demanda cada vez maior por serviços de cloud computing, como é o caso do PACS (Picture Archiving and Communication System).

O serviço de gestão, armazenamento e transmissão de imagens médicas começa a ser oferecido também na modalidade software as a service (SaaS – Software como Serviço) e pode interessar tanto a instituições de menor porte, com baixa capacidade de investimento em soluções mais parrudas, como organizações maiores, que precisam se adaptar rapidamente a novas necessidades de negócio.

“A cloud computing, que está rapidamente se tornando uma alternativa atrativa às tradicionais e centralizadas infraestruturas de TI, é um novo paradigma que foca na entrega de serviços de hardware e software via internet”, diz o artigo “A PACS archive architecture supported on cloud services”, publicado pelo International Journal of Computer Assisted Radiology Surgery.

Entre os benefícios estão:

  1. Acesso fácil aos dados e aos recursos para gerenciá-los
  2. Sistema escalável
  3. Investimento inicial menor em equipamento, manutenção e equipe de data center
  4. Modelo “pague quando e quanto usar”
  5. Redução do custo de propriedade, infraestrutura e armazenamento
  6. Flexibilidade: adaptável a diferentes níveis de tecnologia e modelos de negócios
  7. Acesso instantâneo às imagens, com alta resolução e qualidade, de qualquer lugar
  8. Resiliência contra falhas de sistema
  9. Eficiência operacional
  10. Implementação rápida

“Entretanto, há novas tendências associadas com a mudança de imagens para a nuvem. Embora a migração traga muitos benefícios, ela também apresenta desafios para armazenar, indexar e compartilhar dados”, aponta também o artigo. Entre eles, podemos citar:

  1. Impacto financeiro, se a decisão for por uma nuvem privada
  2. Infraestrutura de telecomunicações instável ou deficiente, a depender da localidade
  3. Barreiras legais
  4. Dificuldade em transferir um grande volume de dados armazenados on-site para a nuvem
  5. Visão conservadora de médicos e radiologistas sobre cloud computing
  6. Dúvidas sobre interoperabilidade e segurança na nuvem
  7. Obter o necessário comprometimento do fornecedor quanto à confidencialidade dos dados

Os obstáculos existem, mas precisam ser superados. “Rodar o PACS na nuvem é um passo lógico para a TI destinada às imagens. Os benefícios são materiais: não apenas em termos de custos, economia de tempo e risco reduzido, mas prioritariamente em como os hospitais podem apoiar melhor todas as suas funções clínicas”, conclui a diretora geral de Saúde & Serviços Públicos da Accenture no Reino Unido, Aimie Chapple, no blog da consultoria.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply