This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

O que é o padrão DICOM?

By 3 de março de 2015 Medicina Diagnóstica
O que é o padrão DICOM, medicina diagnóstica, imagem, radiologia

A evolução permitiu à medicina mais do que avanços em tratamentos e medicamentos. Depois da introdução da tomografia computadorizada, a imagem passou a ser imperativa na qualidade dos diagnósticos. O uso crescente dos computadores em aplicações clínicas e o desenvolvimento de novas ferramentas por dezenas de fabricantes geraram a necessidade de um método padrão para arquivamento e transferência dessas imagens e informações entre todos os dispositivos, independente do formato adotado pelo fabricante de origem.

Para que a comunicação não ficasse prejudicada pelos diferentes formatos foi desenvolvido o padrão DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicene). Criado em 1983 por um comitê norte-americano formado pelo American College Of Radiology (ACR) e pela National Eletrical Manufacturers Association (NEMA), o padrão DICOM é um conjunto de normas que torna a comunicação e o armazenamento das informações médicas em um formato eletrônico único, estruturado num protocolo. Com esses protocolos as informações associadas às imagens geradas por equipamentos de tomografias, ressonâncias magnéticas, radiografias podem ser trocadas entre si.

O atual padrão DICOM encontra-se na terceira versão, mas segue em constante desenvolvimento. A principal função do comitê, composto por praticamente todos os grandes fabricantes de equipamentos para imagem diagnóstica e por grandes instituições médico-cientificas em todo o mundo, é prezar pela compatibilidade eficaz com edições precedentes do DICOM, ou seja, além de permitir a padronização de novos formatos de imagens diagnóstica, devem manter a compatibilidade com os antigos.

Além de promover a troca de informações de imagens digitais e a padronização dos diversos formatos de imagens médicas, o padrão DICOM visa facilitar o desenvolvimento e expansão dos sistemas PACS (sistema que permite o armazenamento e comunicação de imagens geradas por equipamentos médicos). O compartilhamento de informações é outra vantagem do padrão DICOM.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply