This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

O gerenciamento remoto de PACS

By 31 de dezembro de 2015 Medicina Diagnóstica

Por sua natureza, o PACS (Picture Archiving and Communications Systems) atende todo o fluxo de imagem, desde a realização do exame até o diagnóstico, passando pelo processo de laudo. Obedecendo as regras determinadas pelo DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), criado para padronizar a comunicação entre diferentes aparelhos e formatos de imagens, a ferramenta registra e monitora todo o ciclo de um exame.

Além de capturar, armazenar, distribuir e exibir imagens médicas; o PACS tem o compartilhamento de imagens de maneira mais rápida e efetiva como uma de suas melhores vantagens. Já que a distribuição digital torna mais rápido o processo médico para confecção de laudos, faz parte do escopo  do sistema favorecer o acesso remoto às imagens e ampliar os métodos de diagnóstico.

A gerência remota do sistema pode ser realizada combinando tecnologias de manutenção e segurança de rede, porém, os conceitos definidos pelo DICOM ainda não contemplam nenhum padrão definido para a manutenção, administração ou auditoria de PACS. A gestão remota deve ser feita de maneira a levar em conta a segurança combinando criptografia com políticas de permissões que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da instituição.

Além disso, do ponto de vista tecnológico, para a gestão remota do PACS é importante estabelecer uma intranet interna em um servidor separado, para evitar interferências e diminuição de capacidade do sistema. Integrar a ferramenta ao HIS (Hospital Information System) utilizado pela instituição também garante segurança da informação e evita erros de digitação.

O PACS também está disponível em uma solução em nuvem permite usar todas as ferramentas do sistema mas sem a necessidade de abrigar o hardware em uma localidade. As imagens dos exames realizados ficam disponíveis para download ou visualização a qualquer hora.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply