This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Segurança em nuvem: um quesito primordial para gestão hospitalar

By 8 de dezembro de 2015 Gestão Estratégica, Hospitais

Do ponto de vista de gestão, as instituições de saúde são as mais complexas de serem administradas. Isso porque a quantidade de informações gerada diariamente pelos seus diversos sistemas extrapola o de muitas empresas de grande porte. São vários serviços, profissionais e situações simultâneas. Ao mesmo tempo um hospital é hotel, lavanderia, serviços médicos, limpeza, vigilância, restaurante, recursos humanos e relacionamento com o consumidor.

São diversos sistemas que geram diferentes dados e que necessitam de armazenamento. Mais do que isso, é preciso que esses dados estejam disponíveis para seu uso, quando for pertinente. Cada vez mais, administradores percebem que a excelência da prestação de serviço de um hospital esbarra na profissionalização da gestão. E, para ser bem sucedido, esse gerenciamento precisa tratar e ter disponíveis todos os dados gerados pelas áreas paralelas à assistencial para conhecer todos os indicadores e resultados obtidos pelo hospital.

Por isso, o armazenamento em nuvem é o mais indicado para manter as informações em segurança. Seguindo uma tendência de descentralização, a computação em nuvem oferece considerável queda dos custos de propriedade e de operação, já que promete diminuir o espaço físico no Data Center. Também não é necessário dispor de computadores e servidores com grande capacidade de processamento. Além disso, a computação em nuvem já é um passo adiante no que diz respeito a futuras expansões, ao prever integrações entre sistemas futuros.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto MarketsandMarkets concluiu que a computação em nuvem no setor de saúde deve atingir US$ 5,4 bilhões até 2017. A previsão mostra que a desconfiança e o medo em relação ao uso da computação em nuvem na área da saúde estão diminuindo gradativamente. A crescente demanda por este tipo de serviço também deve estar aliada à necessidade de diminuir custos com infraestrutura de TI.

A segurança, no entanto, ainda é uma questão que precisa ser resolvida. Embora ofereça alta acessibilidade, a computação em nuvem exige das empresas uma visão ampla e aberta. A virtualização de informações deve crescer cada vez mais no setor de saúde e, com isso, a discussão sobre a segurança também.  

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply