This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Os ganhos de eficiência na gestão de processos proporcionados por um PEP

By 8 de dezembro de 2015 Hospitais

É entendido como gestão de processos o instrumento que orienta a modelagem e os procedimentos, considerando não só produtos e serviços prestados, mas também referências (normas e conhecimentos), recursos consumidos e insumos necessários à tomada de decisão. Ou seja, ela é, sobretudo, voltada ao alcance de resultados. No caso de instituições de saúde, a adoção de um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é considerada como um fator de melhoria para o gerenciamento de processos.

Estudiosos da área avaliam que um PEP é o primeiro passo (de muitos) para a implementação de um sistema eletrônico de saúde mais amplo. No Brasil, entre 5% e 9% dos hospitais já adotam o PEP desde 2010, mas o utilizam de forma isolada, sem comunicação entre os diversos elos da cadeia de saúde.

Em um contexto de melhoria na gestão da saúde, o PEP oferece ganhos de eficiência na gestão de processos, na contenção de desperdícios e, mais importante, na qualidade do atendimento ao paciente.

Ele é parte fundamental para a resolução de problemas de ordem clínica e administrativa orientando a gestão e a tomada de decisão. Além de ser documento legal da atuação médica, a ferramenta é fonte de informação para a pesquisa, ações administrativas e avaliação de desempenho dos profissionais da saúde.

Como parte importante de gestão de processos, um PEP não deixa de ser um meio de comunicação entre os vários setores do hospital e os diferentes atores envolvidos ao dar visibilidade aos casos, identificar a responsabilidade profissional sobre suas ações, fornecer apoio à pesquisa e à formação profissional.

Trata-se, portanto, de um depositário de um conjunto muito grande e rico de informações, capazes de gerar conhecimento, parte fundamental para a eficiência de uma gestão de processos.

Com o poder de administrar as informações geradas em todos os setores, a implantação de um sistema de gestão em uma instituição de saúde possibilita uma visão integrada dos processos organizacionais e o controle eficiente dos recursos, custos e resultados.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply