This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como o processo digital pode mitigar a criação de glosa

By 15 de outubro de 2015 Hospitais

O aumento de competitividade promoveu uma verdadeira reestruturação nos processos gerenciais de organizações de saúde. Nesse interim, percebeu-se que, nos últimos anos, a prestação de serviços na área da saúde tornou-se mais segregada e especifica, e passou a estar relacionada diretamente ao pensamento estratégico.

O atendimento de excelência às necessidades dos pacientes passou a ser o principal objetivo. No entanto, ainda se observam no Brasil deficiências administrativas na gestão de hospitais que, devido a práticas antigas, frequentemente se veem frente a perdas por retrabalho, desperdício, roubo ou fraudes. Por conta disso, operadoras instituem auditorias para verificar a autenticidade dos serviços faturados, o que resulta na glosa médica.

Na maioria, essas glosas se referem a detalhes administrativos, como documentação inadequada ou valores incorretos cobrados. A correção depende de reenvio e reanalise dos documentos, quando é possível. No âmbito das organizações hospitalares, identificar fragilidades nos processos inerentes ao faturamento das contas é fator primordial no contexto da gestão hospitalar. A tecnologia combinada com métodos de gestão pode evitar o desperdício e mitigar as perdas por conta de glosas.

O ambiente do Balanced ScoreCard (BSC) pode mobilizar toda a instituição rumo aos seus objetivos estratégicos. Por meio de um conjunto de indicadores combinado com um sistema gerencial o sistema pode canalizar as energias, habilidades e conhecimentos específicos de indivíduos dos mais diversos setores da organização em busca da realização de metas estratégicas de longo prazo. Trata-se de mais do que gerenciar apenas resultados financeiros imediatos com o objetivo de produzir ganhos no curto prazo.

No caso de uma glosa, o BSC atua como uma importante ferramenta para o alcance dos objetivos de eficácia e eficiência dos recursos, bem como para a prestação de serviços de saúde com qualidade.

Inicialmente o BSC foi definido como um sistema de mensuração de desempenho, posteriormente como ferramenta de gestão estratégica e, desde 2004, como um modelo de gestão estratégica integrada por unificar os avanços da gestão como, por exemplo, do conhecimento. Além de otimizar o tempo do processo, uma solução de BSC voltada organizações de saúde aumenta a eficiência e contribui para a melhora do relacionamento com os prestadores e, consequentemente, com os beneficiários.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply