INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Como ter vantagens estratégicas com BI

By 21 de maio de 2015 Gestão Estratégica

O conceito de BI (Business Intelligence) surgiu nos anos 1980 e, desde então, garante vantagem estratégica para as empresas que aprenderam a usar os seus dados para entender as demandas e decifrar necessidades de seus clientes, detectar tendências e avaliar melhor economias e mercados.

Em saúde, além do cruzamento de dados específicos e velocidade na análise de informações, o BI pode contribuir para melhoria nos processos de geração de informações e, principalmente, na mudança de comportamento dos gestores, que deixam de ser reativos e tornam-se proativos.

No BI, a inteligência do negócio está atrelada à capacidade de pessoas em posições estratégicas, e com poder de decisão, de adaptar ou alterar o rumo da empresa. Quem detém o conhecimento são as pessoas, portanto, é preciso prepará-las para a implementação da ferramenta. Cada gestor de departamento gerará um dado, que combinado com o restante gerará informações que realçam a vantagem competitiva.

Assim como o desenho personalizado das metas, o desenvolvimento dos próprios relatórios é, sem sombra de dúvidas, um grande diferencial de um BI. Para ter velocidade combinada com desempenho, usar os relatórios gerenciais padrões disponíveis em seus sistemas podem não refletir a dinâmica real dos negócios. É preciso flexibilizar a informação, e os gestores de cada departamento são os principais responsáveis por essa etapa. São eles os detentores de conhecimento específico da área em que atuam e conseguem enxergar tendências mais facilmente.

Por isso, é importante a integração dos diversos sistemas existente na instituição de saúde. Independente do porte da organização é preciso que os vários ambientes que gerarão relatórios conversem entre si para a correta utilização da ferramenta.

Um ponto essencial é a definição de indicadores para a tomada de decisões alinhados às estratégias da organização, sejam eles de maximização de lucro, otimização de processos ou outros quaisquer. Alinhadas ao planejamento estratégico da empresa, as metas a serem alcançadas atuam como forma de apoio às decisões e, em alguns casos, para realinhamento de eventuais desvios.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply