This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como diminuir o absenteísmo do consultório?

By 2 de fevereiro de 2016 Gestão Estratégica, MV

Muito se fala da importância de se modernizar um consultório ou clínica. A administração eficiente desses estabelecimentos vai além de sistemas e técnicas de marketing. No entanto, um item deve ser priorizado: o relacionamento com o paciente. Sim, porque é a prática de cativar o paciente somada a algumas técnicas de gestão que se evita um grande mal que assola os consultórios e clínicas: o absenteísmo.

Diversos são os motivos que fazem com que pacientes faltem a consultas agendadas. Essa é uma dificuldade comum para os profissionais da saúde. Muitas vezes, sem o aviso prévio, fica impossível encaixar e atender outra pessoa. E o médico, que muitas vezes tem pouco tempo, fica ocioso, perdendo tempo e dinheiro. Portanto, reduzir o absenteísmo é diminuir a ociosidade e deixar disponível para o paciente uma oferta muita maior à sua disposição.

Ter um profissional para avisá-los sobre as consultas já não é uma solução tão eficiente. A sensibilização do paciente pode até ajudar a reduzir o número de faltas (sem aviso prévio) às consultas. Entretanto, apesar de se provar efetiva, esta é uma tarefa que toma muito tempo das recepcionistas e que envolve altos custos com telefonia, tendo em vista que na grande parte das vezes a ligação é feita para o celular do paciente.

A saída é usar a tecnologia a seu favor. Um sistema eficiente para essa necessidade é a automatização do envio de avisos de consultas via mensagens SMS. Com um custo baixo, o profissional tem a garantia de entrega dos avisos a partir de uma prática muito menos invasiva. Além da redução de faltas, o consultório terá um aumento no número de encaixes, o que otimiza a agenda do médico e reflete em maior satisfação por parte dos pacientes.

O relacionamento estreito com o paciente também ajuda na diminuição do absenteísmo. A união de tecnologia, gestão do atendimento e marketing de relacionamento ajudará o profissional a estabelecer um vínculo com seus pacientes. Isso contribuirá para a propaganda boca a boca, ou seja, a recomendação, que ainda é uma das melhores estratégias de mercado que existe.

MV

About MV

A MV é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde e sempre mostrou determinação para a excelência, inovação e geração de resultados. Crescendo lado a lado com os clientes, expandiu sua atuação de forma constante e sustentável, estabelecendo parcerias e investindo no talento das pessoas.

Leave a Reply