Ranking da revista americana Newsweek posicionou hospital filantrópico de Campinas entre os mais bem avaliados em oncologia infantil
O World’s Best Hospitals 2020, ranking da revista norte-americana Newsweek, divulgado nesta semana, posicionou o Centro Infantil Boldrini entre os melhores hospitais do mundo.
A eleição, que contou com o voto de mais de 70.000 pessoas, entre profissionais ligados à saúde e pacientes, ranqueou as 180 melhores instituições do globo. No ramo da oncologia, o resultado é ainda mais relevante: o Centro Infantil Boldrini está entre as 32 principais.
” Ser indicado como um hospital de referência na área de atuação, por um grupo internacional, é motivo de orgulho para o Centro Boldrini. Para os nossos profissionais, esta premiação reforça a convicção de que nós brasileiros podemos desenvolver a assistência, o ensino e a pesquisa de qualidade no Brasil. Todavia, temos a certeza de que isto somente é possível a partir da solidariedade da população de Campinas e região.”
World’s Best Hospitals, a metodologia
Em sua segunda edição, o ranking dos Melhores Hospitais do Mundo 2020 é uma parceria da revista semanal Newsweek e da em parceria com a Statista Inc. – empresa global de pesquisa de mercado e dados ao consumidor.
O World’s Best Hospitals lista os melhores em 21 países. Além do Brasil, participam da seleção: EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Israel, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Índia, Tailândia e Austrália.
Tais países foram selecionados segundo alguns parâmetros, como padrão de vida / expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados.
Já a eleição é baseada em três fontes de dados:
– Recomendações de 70.000 especialistas (médicos, gerentes de hospitais e profissionais de saúde em geral)
– Resultados de pesquisas com pacientes
– Indicadores médicos (KPIs) dos hospitais
Além disso, os hospitais deveriam ter uma capacidade de pelo menos 100 leitos de internação para serem considerados.
Para conhecer mais sobre a premiação (em inglês), clique aqui.
O Boldrini em números
Em seus 42 anos de história, recém-completados, o Centro Infantil Boldrini já atendeu aproximadamente 30 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer ou de doenças hematológicas, e 10 mil estão em acompanhamento ou passaram por tratamento. Considerando os tratamentos de tumores malignos, foram mais de 9 mil casos, dos quais cerca de 6 mil alcançaram a cura.
Para se ter uma ideia da grandiosidade deste trabalho, só em 2019 o hospital recebeu 582 novos pacientes com suspeita de câncer. Desses, aproximadamente 250 tiveram o diagnóstico de doença maligna confirmado e iniciaram o tratamento no hospital. No caso de doenças hematológicas, foram 200 novos pacientes no ano passado.
Ainda falando em números, o Boldrini realizou ao longo do ano passado mais de 79,1 mil consultas ambulatoriais (uma média de quase 3.200/mês), além de cerca de 29 mil sessões de quimioterapia.